Sindimetal Sudoeste recebe visita de dirigentes do IEL

O Sindimetal Sudoeste recebeu a visita do superintendente do IEL – Instituto Euvaldo Lodi, Alessandro de Castro; do gerente de negócios e relacionamento do IEL, Rafael Euclydes Delgado e a gerente Regional de Educação Sesi/Senai e IEL, Juliane Aparecida Agnes, representando o Sesi/Senai.

Na oportunidade os visitantes evidenciaram o novo momento do Sindimetal Sudoeste, buscando inovação e presença junto ao industrial. “Estamos buscando que a Entidade seja respeitada e tenha representatividade, algo que estamos priorizando. Eles foram recepcionados pelo presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan e pelo diretor Secretário, Julio Arlindo da Silva.

Alessandro difundiu o IEL – Conecte-se ao novo, iniciativa que visa mostrar a força e as perspectivas que o Setor Industrial oferece aos jovens. “Estamos focados em buscar soluções que gerem inserção de talentos na indústria. O IEL quer contribuir para o surgimento de novos talentos para a indústria, uma carência que deve ser atendida. “ A ideia é ter um olhar diferente para a atração de talentos, mostrando aos jovens caminhos e oportunidades. Afinal é preciso minimizar a dispersão de opções dos jovens que ficam geralmente dispersos, fazendo ponte de ingresso para a Indústria.”

Juliane Agnes ressaltou que está havendo uma grande mobilização do Sindimetal Sudoeste e sinergia com o Sistema FIEP, gerando contato com novos empresários e, por consequência, o fortalecimento do Sindicato. “Os eventos na região são positivos para o desenvolvimento do Sindicato e de seus associados.”

O superintende se prontificou a realizar palestras sobre temas de relevância em parceria com o Sindimetal Sudoeste em 2025, em evento exclusivo para a Entidade sediada em Pato Branco.
Julio Arlindo sugeriu a presença do IEL em faculdades difundindo as potencialidades da indústria. “Temos casos de jovens indo para fora em busca de oportunidades nas indústrias de fora, quando há oportunidade localmente, o que pode ser modificado.”

Realizamos o IEL Convida que envolve, inclusive, universidades e escolas, ressalta Rafael Euclydes Delgado como forma de evidência das potencialidades das indústrias. “Queremos fazer com que indústrias tenham interesse em jovens, abram espaço para visitas de quem está no ensino regular, evidenciando a oportunidade de ouro para o futuro profissional.”

Alessandro de Castro falou do Programa Estágio por um dia. “Alunos de universidade são convidados a ficar um dia na fábrica, em atividades casadas com o curso, gerando uma aproximação proativa.”
Há ainda trilhas para jovens para aspectos comportamentais, que buscam preparar jovens para o preparo como estagiários de indústrias. “É uma oportunidade para as indústrias conhecerem os jovens e eles também entenderem cultura das empresas, lideranças e um pouco do que são os desafios cotidianos.”

Valter Trojan pediu apoio para ações voltadas a produtividade. Alessandro falou sobre o “talento inovação” com bolsistas que estão na folha do IEL que trabalham com projeto de melhoria com resultado considerável. “Estamos por fechar, em breve, parceria, tendo edital de fomento em 2025 para que o bolsista seja um doutor e tenha 90% do valor subsidiado, sendo 10% por conta do empresário. É uma modalidade que não cria vínculos trabalhistas.”

Leia também

Em estágios para associados do Sindimetal Sudoeste, via IEL, os valores para associados do Sindimetal Sudoeste são mais acessíveis, com menores custos administrativos, sem contar os benefícios de acompanhamento dos estagiários.
Aprendizes

O IEL seleciona aprendizes dentro do perfil que a indústria quer, minimizando esforço do Departamento de RH. É um diferencial que estamos oferecendo e está sendo bem aceito, comenta Alessandro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.