A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica de São Lourenço do Oeste (SC) iniciaram nesta semana uma pulverização especial para intensificar o combate à dengue. As equipes estão aplicando inseticidas naturais em galerias, redes pluviais e bueiros do município, locais com maior demanda da população em relação à quantidade de mosquitos. A aplicação do produto é feita com uso de veículo e pulverizador.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Filipe Martins, a pulverização é rápida e garante maior cobertura. “Estamos realizando o trabalho de acordo com o calendário do mutirão de limpeza da prefeitura. Em caso de chuva, a ação é adiada”, explica.
O diretor ressalta que a principal diferença entre o fumacê realizado pelo Governo do Estado e a pulverização feita pelo município é a cobertura. “Temos um equipamento menor e portátil, onde aplicamos o produto somente onde há focos ou onde os moradores solicitam durante as ações nos bairros. Os produtos utilizados também são diferentes, uma vez que o governo municipal priorizou um inseticida feito com matéria-prima natural, garantindo que mosquito e larva do inseto sejam eliminados.”