A comunidade de Pato Branco, Coronel Vivida, Palmas e todos os demais municípios da região têm motivos para comemorar. Essa é a avaliação do tenente Batista, do 13º Grupamento de Bombeiros, que comunicou o sucesso da campanha SOS RS na região, iniciada no último dia 2, que já resultou na arrecadação impressionante de trezentas e cinquenta toneladas de doações. Deste total, duzentas toneladas foram enviadas diretamente do quartel de Pato Branco ao Rio Grande do Sul.
O tenente do Corpo de Bombeiros lembra que se alguém ainda não teve a oportunidade de contribuir, as doações continuam sendo recebidas. “Estamos solicitando água mineral, alimentos não perecíveis, itens de higiene, produtos de limpeza, roupas, calçados, cobertores, colchões e até ração animal, desde que estejam em boas condições”, ressalta.
Para aqueles que desejam se voluntariar e auxiliar no recebimento, separação e transporte das doações, o tenente alerta que está aberto a receber novos colaboradores em Pato Branco. Basta acompanhar as redes sociais, onde será publicado um formulário de inscrição para se tornar voluntário do décimo equipamento de bombeiros.
Voos levam medicamentos
Os esforços humanitários em Pato Branco têm sido evidenciados também na mobilização mantida por empresários locais, que têm transportado medicamentos via aérea para localidades com difícil acesso no estado. O empresário Evandro Chioquetta revela que no último sábado, dia 11, o avião da Coopertradição foi utilizado para este fim, seguido por dois voos na terça-feira.
Ao todo, nos últimos dias, quatro voos consecutivos foram dedicados ao transporte de suprimentos médicos vitais para a instituição hospitalar de Três Coroas, na região de Canela. Apesar dos esforços, as autoridades locais continuam a aguardar mais doações para viabilizar futuros voos, programados para o próximo sábado.
A expectativa é que o destino de medicamentos em um voo programado para sábado seja a cidade de Porto Alegre. No entanto, as operações foram temporariamente suspensas devido às condições climáticas adversas na região. À medida que a situação meteorológica se estabilize, espera-se retomar as missões de auxílio humanitário.
Mais solidariedade
O professor da UTFPR, André Soares, que tem atuado junto ao grupo Legendários, retornou recentemente do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Gravataí. Nesta última viagem, André se deslocou levando uma van cedida pelo empresário Rodrigo Palaoro, repleta de água, cestas básicas e roupas, coletadas de diversos locais, com uma significativa contribuição também proveniente das arrecadações centralizadas no Corpo de Bombeiros local.
André informa que outra importante frente de ajuda tem se formado unindo produtores rurais de Bom Sucesso do Sul. De acordo com André, eles estão doando três mil e trezentos quilos de feijão, já embalados em sacos de aproximadamente quarenta quilos. Um caminhão partirá ainda na tarde desta quinta-feira, 16, levando a carga. O feijão será distribuído para aqueles que preparam marmitas e cozinham para os desalojados.
Comentários estão fechados.