Stock Car chega ao Aeroporto do Galeão

Redação com assessoria

Pela primeira vez, uma etapa de automobilismo brasileiro será realizada em uma pista de aeroporto comercial. Neste final de semana, o GP do Galeão da Stock Car e a Stock Series (categoria de acesso) serão disputadas na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como RIOgaleão, na capital do Rio de Janeiro.

O novo circuito leva o nome de Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car. Seu traçado deve desafiar os competidores rem razão das altas velocidades, pela largura da pista e pelo piso de concreto, que é original do aeroporto.

A inspiração da pista, vem do anel externo da Indy. A previsão é de que o percurso seja realizado em menos de um minuto, a exemplo da pista externa de Goiânia.

“A velocidade final vai ser maior que a de Goiânia em razão da somatória de semirretas do trecho chamado Complexo da Gávea, que totaliza 1.550 metros. A tendência é que a velocidade final chegue na casa dos 260 km/h com o acionamento do push-to-pass. A ideia é que o traçado do Galeão tenha uma característica semelhante à de um circuito tipo anel externo, como o de Goiânia: de alta velocidade e de maior parte da volta em alta aceleração. A dinâmica da corrida vai depender de como os pilotos vão implementar o ritmo, e isso vamos descobrir a partir do sábado”, disse Luis Ernesto Morales, engenheiro responsável pela pista e presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e membro da Comissão de Circuitos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Treinos

Os treinos no Galeão iniciam às 9h10 deste sábado (9) com a categoria de acesso, já a principal começa a treinar às 9h55.

A classificação da Stock Car está marcada para as 15h40. Ainda na tarde do sábado, via acontecer a corrida 1 da Stock Series.

No domingo (10), as disputas começam às 9h50 com a corrida 2 da Stock Series. Logo em seguida, às 13h20 a corrida 1, da Stock Car e na sequência a corrida 2.

Campeonato

Campeão de 2021, Gabriel Casagrande lidera a competição com 63 pontos, um a mais que Thiago Camilo que está na segunda colocação. Em terceiro está Rubens Barrichello, com 56 pontos; seguido de Daniel Serra, 54; Cesar Ramos, 46; Gaetano di Mauro, 41; Julio Campos, 40; Rafael Suziki, 38; Ricardo Zonta, 31.

Ricardo Maurício com 28 pontos fecha a lista dos dez mais bem colocados. Enquanto que Cacá Bueno, que dá nome ao circuito, está em 23º com 12 pontos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta