As equipes da Rocam e Radiopatrulha realizavam patrulhamento sábado à noite, em São João, quando abordaram uma moto ocupada por dois rapazes. Os policiais encontraram com o passageiro 12 pedras de crack e 21 porções de cocaína. Ele alegou que ganharia uma bucha de cocaína para fazer a entrega das drogas na baixada, juntamente com o condutor da moto.
Os policiais foram até a residência dos acusados, onde avistaram várias pessoas na parte externa, mas somente uma acatou a voz de abordagem e dispensou um objeto, que foi encontrado, sendo um revólver calibre 38, carregado com três munições intactas. Em consulta ao sistema Sesp, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão contra ele. Já no interior da casa foram identificados dois masculinos e outros dois fugiram por um matagal.
De acordo com a Polícia Militar, durante as buscas avistaram um rapaz portando uma arma de fogo nas mãos e pediram que largasse, mas ele teria apontado a arma para os policiais, quando foi alvejado por três disparos. Uma equipe de saúde foi acionada, mas quando chegou ao local constatou que o rapaz já estava morto.
Segundo a Polícia Militar, o rapaz, de 17 anos, estava com uma pistola 9mm marca Taurus. Já perto do corpo dele foi encontrada outra pistola do mesmo calibre e uma bolsa contendo 13 munições. Ao todo foram apreendidas 48 munições 9mm.
Os outros envolvidos foram presos. Eles foram encaminhados, juntamente com as drogas e demais objetos apreendidos, à Delegacia da Polícia Civil de Pato Branco.