Pato Branco, 4 de julho de 2023 – Em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Pato Branco, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martini, foi agraciada com a Moção de Aplauso nº 22, de 2023. A autora da homenagem é a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina Hamera, do Partido Verde (PV). A moção destaca o pioneirismo de Tânia Martini ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da OAB Subseção de Pato Branco em seus 45 anos de existência no município.
Nascida em Pato Branco em 19 de fevereiro de 1969, Tânia Martini é filha de Ivo Expedito Martini e Maria Guerra Martini. Aos 18 anos, deixou sua cidade natal para morar em Curitiba, onde cursou o pré-vestibular e obteve o bacharelado em Direito na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Durante seus estudos, Tânia também se dedicou ao trabalho voluntário no Serviço de Assistência Judiciária Gratuita da Faculdade de Direito da UPF, prestando assistência jurídica nas áreas de Direito de Família e Civil a pessoas carentes, especialmente mulheres que buscavam apoio judicial para questões relacionadas a pensão alimentícia, guarda, divórcio e regularização fundiária. Após formar-se, em 1994, Tânia foi aprovada no exame da OAB e continuou seus estudos na Escola da Magistratura do Paraná e na Escola da Magistratura do Trabalho, ambas em Curitiba.
Em 1997, Tânia retornou a Pato Branco para exercer a advocacia em sua cidade natal. Além de sua atuação na advocacia particular, ela também trabalhou como assessora jurídica no município de Pato Branco, participando ativamente da revisão do Estatuto do Servidor Público. Tânia atuou ainda como assessora jurídica de uma cooperativa de trabalho, conselheira fiscal de uma cooperativa de crédito e auditora no Tribunal de Justiça Desportiva. Seu envolvimento com o esporte também incluiu a participação como defensora, procuradora e presidente em eventos esportivos promovidos pela Paraná Esportes e pela Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná. Além disso, ela atuou como árbitra e conciliadora voluntária no Juizado Especial Cível da Comarca de Pato Branco.
Dentro da OAB Subseção de Pato Branco, Tânia Martini ocupou os cargos de conselheira titular e vice-presidente antes de assumir a presidência no triênio 2022/2024. Como presidente, Tânia não apenas administra a instituição local, mas também participa de audiências públicas, eleições de conselhos municipais e eventos de organizações civis não governamentais, sempre buscando aprender e compartilhar conhecimento. Segundo o Projeto da Moção, Tânia dedica-se ao trabalho em prol das mulheres, acreditando na educação como ferramenta fundamental para alcançar a igualdade de gênero, a inclusão econômica e profissional, bem como para combater todas as formas de violência física, sexual, moral, psicológica e patrimonial contra as mulheres e meninas, visando quebrar o ciclo de violência e evitar que mais mulheres se tornem vítimas.
A Moção destaca ainda que Tânia Martini, além de liderar a OAB de forma exemplar, tem sido uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero e pela promoção da diversidade na advocacia. Seu compromisso com a ética, transparência e uma advocacia justa e digna é uma fonte de inspiração para todos os profissionais do direito. A Câmara Municipal de Pato Branco concedeu a Moção de Aplauso como uma forma de expressar o reconhecimento pelos serviços relevantes prestados à advocacia, bem como pelo compromisso com a defesa dos direitos e da justiça. O trabalho incansável e a liderança exemplar de Tânia Martini são dignos de reconhecimento e aplausos.
Comentários estão fechados.