O CTG Tarca Nativista conquistou três primeiros lugares além de vários outros prêmios na décima quarta edição do Festival Toledense de Arte e Tradição Gaúcha (Festoart), realizado entre os dias 20 e 22 de maio, em Toledo.
Nas danças tradicionais, a Invernada Mirim A conquistou o primeiro lugar na sua categoria. Já as invernadas adulta A e Veterana A ficaram com o terceiro lugar em suas categorias, e ambas conquistaram o prêmio de melhor entrada de palco.
Nas categorias individuais, o CTG conquistou o primeiro lugar na chula adulta, com Leonardo Foss, e na dança de salão com a dupla Rafael Roncaglio e Bruna Amorin. Além disso, o Tarca levou ainda três segundos lugares e dois terceiros lugares (relação completa no box).
A competição em Toledo foi uma etapa do circuito classificatório para o Festival Paranaense de Arte e Tradição (Fepart), que será realizado no início de dezembro, em Pato Branco. O Tarca Nativista será anfitrião do evento.
De acordo com Edina Cristina Perin de Oliveira, diretora artística do CTG, o rodeio do último fim de semana marcou o retorno das competições tradicionalistas no estado após dois anos de paralisação, por conta da pandemia de covid-19. “O Festoart foi uma retomada para os CTGs do Paraná. Um incentivo a cultura e a tradição gaúcha, e um momento de alegria, confraternização e amizade”, disse a diretora.
Para o patrão do Tarca Nativista, Ildo Borsatti, os prêmios conquistados no Festoart são resultado de um trabalho pregresso realizado por invernadas e artistas. “É a integração, respeito e a dedicação do professor, coordenadores, patronagem, pais, dançarinos, voluntários que vestem a camisa tarqueana, representando muito bem Pato Branco”, comentou.
Prêmios
Invernadas
Mirim A – 1º lugar
Adulta A – 3º lugar (e melhor entrada de palco)
Veterana A – 3º lugar (e melhor entrada de palco)
Individuais
Chula adulta – 1º lugar (Leonardo Foss)
Dança de salão adulto – 1º lugar (Rafael Roncaglio e Bruna Amorin)
Declamação prenda veterana – 2º lugar (Flávia Fernandes)
Declamação peão veterano – 2º lugar (Ewerton Dalolmo)
Gaita piano mirim – 2º lugar (Josmar Felipe Stadnik)
Chula mirim – 3º lugar (Gustavo Pizzi)
Declamação prenda mirim – 3º lugar (Maria Valentina Dalolmo)