Copel divulgou novo boletim às 11h50 desta segunda-feira (22), informando que mais de 600 equipes seguem mobilizadas em todo o Paraná para reparar os danos causados pelos fortes temporais que atingem o Estado desde o último sábado (20).
Picos e danos registrados
O pico de interrupção no fornecimento de energia foi registrado por volta das 7h desta segunda-feira, quando 1,1 milhão de unidades consumidoras ficaram simultaneamente sem luz. Até o fim da manhã, o número de imóveis sem energia era de 448 mil em todo o Paraná.
As regiões mais afetadas são:
- Leste: 140 mil unidades consumidoras;
- Centro-Sul: 83 mil;
- Noroeste: 82 mil;
- Norte: 74 mil;
- Oeste e Sudoeste: 69 mil.
Segundo a Copel, já foram contabilizados 131 postes quebrados e duas torres de alta tensão derrubadas pelos ventos e pela queda de árvores sobre as estruturas da rede elétrica.
- Defesa Civil registra estragos dos temporais e ventos de 121 km/h no Paraná
- Temporal deixa 405 mil imóveis sem energia no Paraná, diz Copel
Atuação das equipes
As ocorrências estão sendo priorizadas conforme a gravidade, com destaque para o restabelecimento de hospitais, unidades de saúde e serviços essenciais. A companhia ressalta que a atuação acontece de forma organizada e segura, mas as chuvas persistentes ao longo da manhã dificultaram os trabalhos e provocaram novos desligamentos.
Canais de atendimento
A falta de luz pode ser informada pelos seguintes canais oficiais da Copel:
- Aplicativo Copel Mobile;
- Site oficial: www.copel.com;
- WhatsApp: (41) 3013-8973.
Em caso de risco, como fios rompidos ou postes caídos, o contato deve ser feito pelo telefone 0800 51 00 116 (ligação gratuita).
Segurança
A Copel reforça a orientação da Defesa Civil para que a população não se aproxime de locais com cabos ou postes danificados, devido ao risco de choque elétrico.
A próxima atualização oficial será divulgada às 18h desta segunda-feira (22).