Termina o prazo para atualização de rebanhos no Paraná

Terminou nesta quarta-feira (30) o prazo para que produtores rurais realizassem a atualização do cadastro de seus rebanhos junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

De acordo com relatório parcial divulgado pela entidade no último dia do prazo, a atualização no estado estava em 74,8%. As parciais são atualizadas diariamente, a meia-noite, segundo informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), núcleo regional de Pato Branco.

Segundo a parcial, a regional de Pato Branco estava com 69,8% do rebanho atualizado; a de Francisco Beltrão estava com 74,9% e a regional de Dois Vizinhos com 79,2%. A regional com o maior percentual no estado até esta quarta-feira era a de Maringá, com 90,6%.

Ainda segundo informações da regional, o prazo para o cadastramento não será prorrogado, porém, os produtores que não realizaram o cadastro devem seguir com a atualização, que pode ser feita pelo site: adapar.pr.gov.br/Pagina/Cadastro-do-Rebanho, ou pessoalmente em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritórios de atendimento nas prefeituras. Após o prazo, porém, os produtores precisarão responder a processo administrativo.

A atualização de rebanhos é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda, como bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes.

Susaf

Nesta quinta-feira (1) está prevista a visita do Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, a Francisco Beltrão.

Segundo informações da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), será realizado um evento pela manhã, na sede da entidade, onde o secretário deverá realizar a entre do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), ao município de Francisco Beltrão.

Na ocasião, Ortigara também deverá realizar a entrega do selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) aos municípios de Dois Vizinhos, Itapejara do Oeste e Santa Izabel do Oeste.

O serviço permite que agroindústrias e produtores possam comercializar seus produtos em todos os municípios do Paraná, possuindo apenas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Leunira Tesser, chefe do Núcleo Regional da Seab de Pato Branco analisou, em entrevista para o Diário em maio passado, que o Susaf – PR representa uma oportunidade para a agricultura familiar, que terá novas possibilidades de expandir seus mercados para municípios vizinhos dentro do Paraná.

você pode gostar também
Deixe uma resposta