A oitava entrevistada, para a série de matérias realizadas com todos os vereadores da Câmara de Pato Branco, sobre a 17ª Legislatura (2021-2024), é a vereadora Thania Caminski (PP), a primeira mulher a ser eleita vereadora para dois mandatos consecutivos. Antes dela, Laurinha Luiza Dall’Igna havia chegado perto da conquista, tendo sido eleita suplente para a 11ª Legislatura (1997-2000), assumido a cadeira a partir de 1999 e, então, eleita para vereadora titular na 12ª Legislatura (2001-2004).
Comissões, Leis e Emendas Impositivas
No primeiro ano de seu mandato, 2021, foi segunda-secretária da Mesa Diretora e, em 2023, exerceu a função de presidente da Casa. Assumiu o comando dos trabalhos com a missão de concluir a reforma da Câmara, principalmente, a do Plenário, que passou por grandes mudanças em função de uma melhor adequação à acessibilidade. Como as sessões não poderiam ser realizadas no local, foram organizadas como Sessões Itinerantes e os encontros aconteceram em diversas regiões da cidade, com entidades e instituições de ensino recebendo os trabalhos dos legisladores e atuando ainda mais próximos das comunidades.
Também sob sua coordenação, aconteceu a implantação da plataforma 1Doc, um sistema que faz todo o gerenciamento de documentos digitais, entre os departamentos e com o usuário externo, possibilitando acompanhar todos os processos de maneira on-line. Thania também manteve a realização da Semana do Orçamento e a Casa recebeu centenas de estudantes e cidadãos, para palestras com especialistas na área do orçamento público.
Durante seu mandato, apresentou cerca de 70 projetos de leis, 139 indicações e 1561 requerimentos, grande parte deles voltados à causa pela qual foi eleita, a de proteção e cuidado com os animais. Além disso, participou de diversas comissões permanentes e especiais, emitindo pareceres sobre os projetos que tramitaram pela Casa. Em suas Emendas Impositivas também buscou contemplar o apoio às ONG´s, que atuam nos cuidados com os animais, bem como, às áreas da saúde, educação e esporte.
Outra ação que desenvolveu em seu mandato, foi a conscientização junto aos alunos, onde a vereadora foi convidada por várias diretoras e professoras para falar com as crianças sobre os cuidados com os animais e, em uma linguagem mais lúdica e apresentando várias fotos de animais resgatados, Thania explicava aos pequenos quais as formas de tratar os animais com respeito e carinho. Em 2022, enquanto Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores, participou de diversas ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e promoveu ações e encontros na Câmara, com o intuito de oferecer um espaço para diálogo, entendimento e conscientização.
Leia também
Luta permanente
Para o próximo mandato, ela afirma que continuará seu trabalho buscando melhorias para todas as áreas. “Manteremos o diálogo aberto com a sociedade e o Poder Público, buscando garantir recursos para as obras e ações, principalmente, para a causa animal. Acredito na mudança de atitudes e na construção de uma cidade melhor para todos, não importa se humano ou animal, todos precisam da mesma atenção, carinho, cuidado e dedicação e, para isso, podem contar comigo para os próximos quatro anos”, comprometeu-se Thania.
Comentários estão fechados.