O prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), e o vice-prefeito Junior Santos Rosa (PL) foram oficialmente empossados nesta quarta-feira, 1º de janeiro, durante uma solenidade realizada na Câmara Municipal de Londrina (CML). Eles foram eleitos com 143.745 votos, correspondendo a 56,32% do total, superando a ex-secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, candidata apoiada pelo ex-prefeito Marcelo Belinati (PP).
Posse dos 19 Vereadores da 19ª Legislatura
A cerimônia também deu posse aos 19 vereadores eleitos para compor a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Londrina. A sessão foi presidida pelo vereador decano Roberto Fu (PL) e secretariada pelos parlamentares mais votados, Deivid Wisley (Republicanos) e Jessicão (PP).
Os novos vereadores empossados são:
- Anne Ada (PL)
- Antonio Amaral (PSD)
- Chavão (Republicanos)
- Deivid Wisley (Republicanos)
- Emanoel (Republicanos)
- Flávia Cabral (PP)
- Giovani Mattos (PSD)
- Jessicão (PP)
- Lenir De Assis (PT)
- Marcelo Oguido (PL)
- Marinho (PL)
- Matheus Thum (PP)
- Mestre Madureira (PP)
- Michele Thomazinho (PL)
- Régis Choucino (PP)
- Roberto Fu (PL)
- Santão (PL)
- Sidnei Matias (Avante)
- Valdir Santa Fé (PP)
Entre os vereadores, 42,1% estão em primeiro mandato, enquanto 57,9% foram reeleitos. A representatividade feminina é de 26,3%, com cinco mulheres ocupando cadeiras na Casa. A atual composição partidária da CML é liderada por PL e PP, com seis cadeiras cada; Republicanos, com três; PSD, com duas; e PT e Avante, com uma cadeira cada.
Discurso do Prefeito e Vice-prefeito
Tiago Amaral foi o primeiro a discursar após ser empossado, destacando a importância do trabalho conjunto com a Câmara Municipal para acelerar o desenvolvimento da cidade. “Nossa missão é uma só: trabalhar pelo povo da nossa cidade. Se não for por isso, é melhor nem sair de casa”, afirmou o prefeito. Ele reforçou ainda o compromisso de entregar uma gestão eficiente, capaz de desburocratizar processos, melhorar o atendimento público e modernizar Londrina.
O vice-prefeito Junior Santos Rosa destacou a aliança com Amaral e sua lealdade ao projeto de governo. “Dentro da nossa campanha, carregamos o slogan: Deus, família e Londrina. Se esse for nosso foco, não tem como dar errado”, projetou.
Primeiras Medidas da Nova Gestão
Em entrevista coletiva, Amaral antecipou as prioridades para os primeiros dias de mandato. Entre elas, estão o enfrentamento das filas para cirurgias eletivas, a melhoria no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a busca por soluções para a situação de rua na cidade. “Hoje, isso traz um grande grau de insegurança às pessoas e é também uma desumanidade com aqueles que estão nessa condição”, afirmou.
Leia também
Uma reunião com o secretariado, prevista para quinta-feira (2), detalhará as primeiras ações da gestão. Amaral garantiu que a estrutura da equipe foi planejada para garantir agilidade e redução de custos, citando possíveis ajustes administrativos que não afetarão a qualidade dos serviços prestados à população.
O prefeito também sinalizou preocupações com responsabilidades de última hora e custos inesperados deixados pela gestão anterior. Apesar disso, expressou confiança em sua equipe e nos parlamentares para superar os desafios. Amaral reafirmou que sua gestão será pautada pela transparência, eficiência e compromisso com os londrinenses.
Comentários estão fechados.