TJPR empossa nove novos juízes

Na sexta-feira (10/10), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) deu posse a nove novas juízas e juízes substitutos que atuarão em seções judiciárias do interior do estado. A solenidade, que ocorreu no Auditório Pleno do TJPR, contou com a presença de autoridades e familiares e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do tribunal no YouTube.

Os novos integrantes da magistratura estadual são: Karen Bruna Gonçalves da Silva, Alysson Oliveira Vilela, Alexandre Augusto Noronha Dias da Cruz, Polyanna Tamaio Zanineli, Bruno Arthur de Mattos, Fernando José Gaspar, Wesllen Rennan Nogueira de Alencar, Carlos Rodrigo Orlando Villalba e Janderson Henrique Farias Rizatti. O grupo foi aprovado em concurso público que atraiu 8.125 candidatos.

Discurso e mensagem de boas-vindas

Durante a cerimônia, a presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, destacou a importância da missão de cada novo magistrado: “Que possam escrever, com suas decisões e atitudes, páginas luminosas na história do Judiciário paranaense”.

Em mensagem em vídeo, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman Benjamin, elogiou a qualidade da magistratura brasileira: “A cada concurso, agregamos valor e excelência à Justiça do nosso país”.

Compromisso com a magistratura

Diante de familiares, os magistrados receberam as togas, prestaram juramento e assinaram o termo de posse. Representando os empossados, Alysson Oliveira Vilela ressaltou o compromisso com a prestação jurisdicional de qualidade e afirmou que “ingressar na magistratura paranaense é uma grande oportunidade de servir com excelência”.

A juíza Karen Bruna Gonçalves da Silva destacou o avanço na representatividade feminina e racial na Justiça: “É necessário que mulheres e pessoas negras se sintam pertencentes, valorizadas e aceitas nos espaços de poder”.

Formação e trajetória

Os novos juízes e juízas substitutos participarão de um curso de formação de 480 horas, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e certificado pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).

A presidente da Comissão de Concurso, desembargadora Ângela Khury, ressaltou que o aprendizado é contínuo: “Nós nos tornamos juízes na medida em que o tempo passa. É um permanente vir a ser”.

O evento contou com saudações de representantes de instituições judiciais nacionais e estaduais. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Junior, destacou a continuidade das gerações do Judiciário. Já o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos, apontou que cada posse “traz renovação e refino ao serviço de justiça”.

Entre as autoridades presentes estavam a presidente do TJPR, Lidia Maejima; o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, Luiz Osório Moraes Panza; a desembargadora Ângela Khury; a subprocuradora-geral de Justiça Terezinha de Jesus de Souza Signorini; a procuradora Lúcia Helena Cachoeira; e o representante da OAB-PR, Sandro Gilbert Martins.

Locais de atuação dos novos magistrados

  • Karen Bruna Gonçalves da Silva – 35ª Seção Judiciária de Jacarezinho
  • Alysson Oliveira Vilela – 54ª Seção Judiciária de Andirá
  • Alexandre Augusto Noronha Dias da Cruz – 64ª Seção Judiciária de Dois Vizinhos
  • Polyanna Tamaio Zanineli – 68ª Seção Judiciária de Iporã
  • Bruno Arthur de Mattos – 44ª Seção Judiciária de Pitanga
  • Fernando José Gaspar – 37ª Seção Judiciária de Loanda
  • Wesllen Rennan Nogueira de Alencar – 65ª Seção Judiciária de Coronel Vivida
  • Carlos Rodrigo Orlando Villalba – 56ª Seção Judiciária de Realeza
  • Janderson Henrique Farias Rizatti – 46ª Seção Judiciária de Santo Antônio do Sudoeste