Toledo terá ponte estaiada de R$ 45 milhões

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Ponte Estaiada da Coroa do Norte moderniza mobilidade e paisagem de Toledo

O Governo do Estado, via Secretaria das Cidades, anunciou nesta sexta-feira (17) o investimento de R$ 45 milhões para a construção da Ponte Estaiada da Coroa do Norte em Toledo, no Oeste do Paraná. A nova obra, com início previsto para março de 2026 e processo licitatório sob comando da prefeitura, terá 230 metros lineares e 160 metros de estrutura estaiada sobre o Rio Toledo.

A ponte inovadora será sustentada por cabos de aço e conectará as avenidas José João Muraro e Maripá, próximo ao trevo com a Rua Cascavel, facilitando a ligação entre os extremos da cidade. O projeto traz faixas exclusivas para veículos, ciclistas, pedestres e cadeirantes, além de mirantes para contemplação da paisagem do rio.

Segundo o secretário das Cidades, Guto Silva, a ponte será um marco de engenharia, somando beleza arquitetônica, desenvolvimento urbano e melhoria da qualidade de vida em Toledo.

Novo cartão-postal e referência de urbanização

A Ponte Estaiada de Toledo será a quarta do gênero no Paraná, ao lado das pontes de Curitiba, Foz do Iguaçu (Integração Brasil-Paraguai) e Guaratuba.

O prefeito Mário Costenaro destacou que a infraestrutura reforça o protagonismo do município e a visão estratégica do governador Ratinho Junior para a região Oeste, com obras pensadas para melhorar a mobilidade, o acesso e a vida das pessoas.

Investimentos estruturantes em rodovias e vias marginais

Além da ponte, o Estado prossegue com a restauração e ampliação em concreto da PR-239 e PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo, com alargamento de faixas para 3,6 metros, acostamentos de 2,5 metros e 5,7 km de terceiras faixas em trechos críticos.

O perímetro urbano de Assis Chateaubriand receberá 2,2 km de marginais, com pistas duplas e calçadas amplas, reforçando segurança e fluidez no trânsito regional. As obras viárias empregam a técnica de whitetopping, garantindo pavimento rígido de concreto sobre a base asfáltica existente.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, enfatizou a união entre Estado e municípios e destacou que o pacote de obras pensa a mobilidade da região para os próximos 30 anos.