A cidade de Cascavel amanheceu sob caos nesta quarta-feira 04 de outubro quando um tornado de categoria F2, com ventos de até 100 km/h. Deixou um rastro de destruição em diversas áreas, conforme confirmado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Mais de 100 atendimentos emergenciais foram realizados na região, após destelhamentos, quedas de estruturas e postes, e arrancamento de árvores. O Meteorologista do Simepar, Marco Jusevicius, destacou a revelação dos vídeos aéreos: “Eles mostram sinais mais evidentes de um tornado na área sul da cidade.”
Classificado na escala Fujita, que avalia o poder destrutivo dos tornados variando de F0 (mais fraco) a F5 (mais forte), o fenômeno apresentou uma força devastadora. “Esta é uma análise preliminar do evento e iremos analisar mais evidências que chegarem ao Simepar para confirmar essa classificação”, disse Jusevicius.
Impactos Devastadores na Infraestrutura da Cidade
O tornado não poupou nem mesmo o 15º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro. Estruturas desabaram e o vento arrancou a cobertura, espalhando folhas de zinco por vários locais. O tornado atingiu também residências e empresas, causando danos visíveis e significativos a um barracão da antiga Sanbra, entre outros.
Os prejuízos se estenderam pelas vias de Cascavel. Na rua da Lapa, postes pendiam sustentados por fios de eletricidade, e na rua Cuiabá, o trânsito se complicou devido a obstáculos, como galhos e folhas de zinco, espalhados pela via. Motoristas trafegavam com extrema cautela, especialmente com semáforos fora de operação.
Uma Rajada Violenta e um Alerta para a Cidade
Embora ninguém tenha se ferido, o incidente serviu como um alerta brusco sobre os caprichos da natureza. Com rajadas de vento de 51 km/h registradas às 06h, e uma precipitação de 23.8 mm entre 06h e 06h30. O tornado foi um dos eventos mais intensos observados na região oeste e sul de Cascavel.
Comentários estão fechados.