A qualidade da silagem foi destaque no Torneio da Silagem, realizado como parte da programação da Via Tecnológica do Leite, que segue até sábado (26) em Francisco Beltrão. O evento contou com a participação de mais de 140 produtores rurais de 20 municípios da região.
A competição tem como objetivo avaliar a qualidade da silagem, alimento essencial para a dieta do rebanho leiteiro. Quando bem preparada, a silagem aumenta a produtividade dos animais, refletindo diretamente na rentabilidade do produtor.
Como a qualidade da silagem foi avaliada
Equipes visitaram propriedades para coletar amostras de silagem. Foram analisadas características físicas como compactação, densidade e composição das partículas.
As amostras foram enviadas para análise laboratorial na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba (SP), onde passaram por análise bromatológica para determinar o valor nutritivo e a qualidade do volumoso.
Premiação e benefícios para os produtores
Os cinco produtores com as melhores notas receberam prêmios em dinheiro. Segundo Ericson Marx, chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a iniciativa é estratégica:
“Cada produtor tem acesso a uma análise científica, identificando pontos a melhorar, além de termos dados para ações coletivas”, destacou.
O torneio contou com apoio da Cresol e da Pioneer Sementes.
Produtores premiados no Torneio de Silagem
1º – Giolvani Krenchinski, Flor da Serra do Sul
2º – Rudi Mauro da Silva, Bom Jesus do Sul
3º – Elcio Roque Zanella, Flor da Serra do Sul
4º – Mario Pizato, Verê
5º – Gilmar Vicini, Ampere
Comentários estão fechados.