As cooperativas de transportes fazem parte de um modelo societário e buscam trazer melhores condições para que seus cooperados, motoristas, exerçam sua profissão com mais liberdade, dignidade e satisfação econômica. Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, as cooperativas de transporte de cargas possuem aproximadamente 20 mil veículos, que são responsáveis por transportar 430 milhões de toneladas, tanto dentro como fora do Brasil.
A Transcooper – Cooperativa de Transportes Bom Retiro, fundada em 2012, atua no ramo de transportes de cereais, sementes e fertilizantes em todo o território nacional, especialmente nas regiões sul e sudoeste do país. Sua fundação se deu, principalmente, para atender as demandas de sua região de atuação, potencialmente agrícola e, atualmente, conta com um quadro social de 101 cooperados, 19 colaboradores e 140 caminhões cooperados. A matriz da cooperativa está localizada no município de Pato Branco e conta com uma filial em Clevelândia, a qual também realiza a limpeza de desinfecção de caminhões para carregamento. Possui, ainda, um ponto de atendimento em Palma Sola, oeste de Santa Catarina, que fica anexo à filial da Coopertradição.
Dentro do modelo cooperativista, que nada mais é do que a união voluntária de um grupo de pessoas, que tomam decisões em conjunto, sempre de forma democrática e visando atender a necessidade de todos, o cooperado Cezar Lorenzi, falou sobre a importância de ser um associado. nosso trabalho e ser um cooperado nos permite ter uma tarifa justa com o acompanhamento nos reajustes dos combustíveis, bem como, ao destinar um carregamento, ter todo o acompanhamentoe otimizar fretes. Quando se trata do recebimento dos fretes, existe um controle muito sério e transparente com os relatórios e demonstrativos”.
Durante o último ano, a Transcooper teve aproximadamente 25 mil cargas, somando um total de mais de 900.000 toneladas de insumos movimentadas. Este número reflete a implantação do Programa de Fidelização, que devolveu R$277.000,00 aos cooperados no final de 2021.
Além das expectativas, o que nos surpreendeu muito, pois alcançamos quase um milhão de toneladas transportadas. As metas de 2022 são mais desafiadoras devido à estiagem, que diminuiu quase 70% na produção da safra, e à alta nos combustíveis. Mesmo assim, nossas perspectivas são otimistas”, comentou o presidente da Transcooper, Nédio Tonus.
O presidente também comentou como o Programa de Fidelização, o qual bonifica o cooperado em reais conforme o número de toneladas movimentadas, está tendo pontos positivos com os cooperados. “Seguindo nossa parceira, Coopertradição, o Programa de Fidelização foi um dos melhores programas que instituímos, pois teve uma aceitação muito boa por parte dos nossos cooperados, já que todos ganham, cooperativa, proprietários de caminhões e motoristas”. Atualmente, a Coopertradição é a maior associada da Transcooper e esta relação de cooperação estabelecida entre ambas é exemplo de sucesso a cada ano que passa, através da qual ambas estreitam cada vez mais seus laços, mostrando o grande poder da intercooperação e das relações de confiança e seriedade entre cooperativas