Ao longo dessa semana, os ônibus de transporte coletivo receberam a aferição relacionada a mobilização nacional do Despoluir, o Programa Ambiental de Transporte da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC), em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), com o tema “Ser sustentável é muito mais do que ser verde”.
A prática vem sendo realizada há anos, com a fiscalização de poluentes nos veículos para garantir maior qualidade do ar, emissão de menos fumaça e poluentes para a atmosfera e disponibilizar para o transportador e a população geral mais qualidade de vida e do ar, afirma o técnico da Despoluir, Sandro Cesar Taner.
“Buscamos a qualidade de vida para o transportador através da qualidade do ar, emitindo menos fumaça para o nosso dia a dia no planeta, pois emitimos menos fumaça sendo aferido e teremos menos emissão de poluentes para a atmosfera”, afirma Taner.
Segundo o técnico, os veículos do transporte coletivo de Pato Branco estão sendo testados e, até o momento, todos “foram aferidos positivamente, todos aprovados nos testes, sendo que faltam poucos para passar pela vistoria”.
Os testes levam em consideração a poluição gerada pelo ônibus através do escapamento, explica Sandro, “a fumaça é poluente, sendo uma substância cancerígena muito prejudicial para a saúde, por isso tentamos emitir menos fumaça, porque de modo geral atinge além dos transportadores e de quem usa esse meio, toda a população”.
É importante destacar, aponta o técnico, que a fumaça prejudicial para a saúde não está apenas nas frotas mais antigas, sendo emitida também através do uso de combustível de má qualidade ou adulterado. “É importante buscar o combustível de boa qualidade e procedência”.
Mobilização
De acordo com a gerente do SEST/SENAT, Sandra Maria Capelli Mattia, uma mobilização está sendo realizada nacionalmente para trabalhar o seguimento de transporte e mostrar para todos a importância de se falar em sustentabilidade, “uma das linhas gerais que o programa Despoluir, que é um programa ambiental mantido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST/SENAT, vem trazer para Pato Branco é uma certificação de que a frota do transporte urbano está aferida, ou seja, significa que a emissão de gases poluentes está dentro do esperado conforme as resoluções”.
A entrega do selo é realizada através do técnico Sandro, segundo Sandra, com uma importância significativa par ao município. “A notícia boa para Pato Branco é que temos uma frota circulante na nossa cidade que cumprem com o esperado na questão da emissão de gases poluentes”, celebra.
Sandra também destaca que a palavra sustentabilidade remete ao verde, “então o Despoluir coloca um selo verde nos ônibus, mas nós do SEST/SENAT falamos também de outras linhas de sustentabilidade, desde o reuso de materiais, a reciclagem do lixo, o uso de lâmpadas de led e o comportamento na questão da impressão de papéis desnecessários”.