O Rotary Club de Pato Branco – Sul contemplou a Casa de Apoio Gama com três iniciativas voltadas para atender os pacientes com câncer que buscam a instituição para prevenção e tratamento de câncer no município.
A iniciativa conta com uma sala de fisioterapia em parceria com o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), onde professores e alunos trabalham no atendimento de pacientes; a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cama hospitalar, muletas e outros equipamentos; um aparelho de ozonioterapia; e uma coluna de ozonização de água.
Para possibilitar o tratamento de ozonioterapia para os pacientes do Gama, o presidente do Rotary Club de Pato Branco – Sul, Luciano Pedralli, criou um projeto e o apresentou para a Fundação Rotária, na cidade de Chicago (EUA), onde obteve a aprovação e recebeu um Subsídio Distrital para aquisição dos equipamentos. Outros equipamentos foram adquiridos através de recursos do clube.
O tratamento de ozonioterapia implantado na Casa de Apoio Gama tem chamado atenção da população e também de outros clubes do Rotary na região, principalmente após publicação sobre a questão na revista Rotary Brasil, de circulação nacional. “Uma das áreas de enfoque do clube é a prevenção e tratamento de doenças, essa iniciativa faz com que divulgue o nome do Rotary e da cidade”, comentou o presidente.
Pedralli citou que os resultados já gerados pela ozonioterapia tem despertado o interesse de clubes rotarianos de outros municípios que vem até Pato Branco para visitá-los. “A partir dos resultados, a ideia foi espalhada pela região e já temos outros clubes interessados em levar a iniciativa para seus municípios”.
Benefícios da ozonioterapia
O tratamento com ozonioterapia é indicado para pessoas com câncer, consistindo na administração do gás ozônio no organismo do paciente. “As pessoas que lutam contra o câncer normalmente fazem quimioterapia, radioterapia e cirurgias, todos com efeitos colaterais e a ozonioterapia veio para somar no tratamento”, explica Pedralli.
O presidente também explica que a ozonioterapia promete melhorar a oxigenação celular, “porque o câncer é uma doença que faz com que as células mães se multipliquem de forma desordenada, dando origem a células filhas diferentes, uma aberração celular e o ozônio acaba melhorando a resposta imunológica do paciente, aliviando também as dores crônicas”.
O tratamento é realizado por profissionais qualificados, com capacidade de identificar em quais casos pode ser utilizado e em quais pacientes, como uma forma de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e também de sua rede de apoio. “Existe um abalo psicológico grande para os pacientes com câncer e suas famílias e não há dúvidas de que a ozonioterapia pode aumentar o conforto e fazer com que essas pessoas se sintam melhores”, afirma Pedralli.
Para agregar ainda mais o tratamento dos pacientes, também foi implementado a fisioterapia no local, com equipamentos adquiridos também pelo clube. Segundo o Pedralli, “será uma melhoria motora e sensitiva para os pacientes, aumento a qualidade de vida, em conjunto com o tratamento de ozonioterapia”.
Outro benefício garantido a Casa de Apoio Gama foram as cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, camas hospitalares e muletas para uso dos pacientes. “A cadeira de roda tem que ser vista como uma extensão do corpo dos pacientes, daqueles com mobilidade reduzida. Pensando nisso criamos esse banco com esses equipamentos e será administrado pelo Gama”, afirmou o presidente.
O tratamento de ozonioterapia deve beneficiar 40 pessoas por mês, podendo chegar a 500 pacientes por ano, na Casa de Apoio Gama. Pedralli aponta ainda que, até a implantação do tratamento no local, era apenas ofertado de forma particular no município. “É importante citar que o tratamento é embasado em pesquisas, gerando resultado e segurança para todos, com profissionais habilitados para avaliar cada caso, proporcionando aos pacientes com câncer melhora na qualidade de vida”, finaliza.