Mesmo com as constantes pancadas de verão, nos últimos dias, o Parque de Eventos Arnaldo Weiss em Mariópolis, se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. Fruticultores e artistas irão dividir as atenções a partir desta sexta-feira (20), quando da abertura dos portões para a Festa da Uva que comemora seus 28 anos de existência.
Entre hoje e o domingo (22), a Festa terá como objetivo o resgate histórico, a celebração da tradição e a comemoração do Padroeiro São Francisco de Sales. Por isso, está sendo realizado pela Prefeitura de Mariópolis e pela Associação Comercial e Empresarial de Mariópolis (Acema), um evento que une a cidade e o campo, com o apoio de muitas empresas, entidades e voluntários. “Teremos o vinho doce disponível pela vinícola, que é tradição, e nesse ano estarão disponíveis 8 mil litros do vinho doce aos nossos visitantes. Estamos preparando também mais de 30 toneladas de uva in natura para venda”, explica o secretário de agricultura de Mariópolis, Nadir Rissardi. A uva será comercializada a 6 reais o quilo, podendo ser vendida em caixas de 5 quilos. Uma curiosidade dos preparativos da Festa, foi a quantidade de uvas despendidas para fabricação do vinho doce, 20 mil toneladas do fruto.
Além da uva, Rissardi afirma que haverá outras opções. “Geleia de figo, da uva, do morango. Teremos cuca caseira, cuca de uva, o mel, e muitos outros produtos da agricultura de Mariópolis”.
Todos os dias da programação terão shows, como grupo Sambô, hoje às 23h45; Antony e Gabriel no sábado e o Rodeio Country, com César Paraná. Segundo a chefe do gabinete da Prefeitura de Mariópolis, Maristela Paulek, assim como a entrada na Festa, os shows também são gratuitos, excetos os camarotes, quase todos esgotados.
Também nesta sexta, será servida a tradicional Ovelha Enfarinhada, no Pavilhão da Matriz, às 20h15 e a Abertura Oficial, às 21h30, na Arena do Rodeio Country, com show pirotécnico.
Já o feriado municipal estabelecido para dia 24, em virtude da realização da Festa, foi adiantado para hoje com intuito da população local participar da organização e frequentar a Festa que seu município realiza. O funcionalismo público, porém, terá seu feriado no dia 27 de janeiro, após o término do evento.
Estão sendo montados stands para exposição de animais pequenos, exposição comercial e empresarial, reunindo representantes de entidades e associações parceiras, segundo Maristela. “Estamos trabalhando muito o resgate de tradições de 28 anos em que a Festa da Uva é realizada no município”, finaliza.
Novidade
Um dos fatos que irá relembrar os tempos remotos da produção do suco da videira, é a 1ª Pisa da Uva, que acontecerá no domingo (22), às 16h, em frente ao Pavilhão da Uva.
Segundo o secretário de agricultura, será disponibilizado o mastel, — um recipiente de madeira onde a uva era colocada para ser moída através dos pés —, fazendo com que o suco fosse extraído. As primeiras a realizar a pisa, serão as rainhas e princesas da Festa da Uva, e logo após as autoridades presentes e visitantes, que poderão vivenciar a tradição milenar.
Comentários estão fechados.