Um aniversário de farda com direito a viatura, de verdade

Poderia ser um aniversário de princesa, com direito a carruagem de verdade, mas não era assim que Brenda Fernandes Alves dos Santos pensava que seria a comemoração de seu novo ano de vida. Mas, o que impressiona mesmo é que em tenra idade, a pequena Brenda já sabe o que quer ser quando crescer. Ela quer ajudar sua comunidade como uma policial militar. O outro desejo, era ter um aniversário diferente. A família então se reuniu para realizar um de seus pedidos.

Na última sexta-feira (13), Brenda completou seus 7 anos com uma festa de aniversário inspirada na Polícia Militar. Ela mora no bairro São João e participa do projeto Semeando Cartas Vivas. Lá, através da dirigente do projeto, Sandra Borba, aconteceu o contato com a PM e o auxílio que a família de Brenda tanto precisava, para tornar seu sonho realidade.

“Desde o ano passado ela queria que fizéssemos a festa de aniversário dela sobre policial. Ela via os policiais passando, ela queria abraçá-los, e sempre falando, que quando crescesse queria ser policial, e enquanto criança, queria uma festa de policial. Ano passado não conseguimos realizar, e esse ano nos programamos e conseguimos com ajuda de muitas pessoas”, é o que conta Zelinda Fernandes, mãe de Brenda.

A dirigente do projeto que a criança participa, ao ser comunicada pela mãe do desejo de Brenda sobre seu aniversário, tratou logo de conversar com o 3º Batalhão de Polícia Militar, para inicialmente conseguir a farda infantil para Brenda. A fábrica oficial da PM para fardamentos militares no Paraná fica em Curitiba, mas, não havia mais tempo hábil para confecção de uma farda oficial para Brenda. Assim, a dirigente do projeto correu para costureira, e através de apoio de empresários da cidade, conseguiu oferecer uma farda para a aniversariante utilizar em seu dia feliz. “É muito importante quando vemos que conseguimos realizar um pouquinho só que seja, na realização do sonho de uma criança. Eu imagino para o futuro, o quanto essa data ficou marcada para ela”, conta Sandra, dirigente do projeto Semeando Cartas Vivas.

Mas a “cereja do bolo” ainda estava por ser revelada. Ao terminar de produzir a decoração, inspirada nas cores e nos emblemas oficiais da Polícia Militar, Brenda foi surpreendida pela visita de dois soldados para abrilhantar a sua festa, com direito a ser recepcionada com a sirene da viatura policial. “Ela sabia que iriamos fazer a festa de policial dela, mas ela e nem eu, sabíamos que os policiais iriam vir aqui em casa. Quando ela viu, ela chorou muito. Arrumamos tudo para ver ela feliz”, comenta a mãe Zelinda, emocionada.

A Polícia Militar disse que os Soldados Fortunatti e Defaveri ficaram honrados com o convite e desejam a Brenda sucesso em sua carreira militar. Em nota, a corporação explicou que “em virtude do tema da festa, a idealizadora do projeto entrou em contato com a PM que se programou para que esta data pudesse se tornar uma ótima lembrança e inspiração na vida da pequena Brenda”.

A sonhadora frequenta do Semeando Cartas Vivas desde seus 3 anos, mas a ação dirigida por Sandra Borba existe há 18 anos, com atuação no bairro São João.

Hoje, necessitado de um local fixo para realização das ações, o projeto leva princípios cristãos através das artes, como teatro, canto e dança, e atende 80 crianças e adolescentes cadastrados. “Os atendemos [as crianças] em datas especiais como com materiais escolares no início das aulas, Páscoa, Dia das Crianças, Natal e algumas demandas que surgem”. Atualmente, o projeto está em busca de material escolar, e as ajudas são bem-vindas. Aos interessados, Sandra disponibilizou o seu contato: 9 9120-2066. Mais uma vez, a força de mãos dadas possibilitou um sonho ser realizado como disse Zelinda, mãe da pequena Brenda. “E isso tudo foi uma força muito grande, porque sozinha, eu não teria conseguido”.