A função de um presidente de bairro é dedicar-se à comunidade, lutando por melhorias para os moradores, além de participar de cobranças sobre a prestação de serviços básicos no poder público, da indicação de obras prioritárias em seu bairro entre outras atribuições. Em 2023, uma das ações da União de Bairros (UB) em Pato Branco é promover a eleição nos 35 bairros da cidade, dos novos presidentes.
Segundo a presidente da gestão 2022-2024, Neiva Frizon, é o principal desafio da entidade. “Nosso objetivo é realizarmos as eleições dos presidentes de bairros, visto que muitos dos presidentes estão com seus mandatos vencidos e continuam no cargo pelo amor e dedicação que possuem com a sua comunidade”.
E foi o que aconteceu no último fim de semana. As atividades da União de Bairros tiveram início com a eleição do presidente, e por conseguinte, da diretoria do bairro Gralha Azul, para os próximos dois anos. Foram 151 pessoas votantes, onde um voto foi nulo, seis não concordaram com a chapa e 144 votos foram a favor da chapa única apresentada.
O presidente eleito, para os próximos anos é Celso Pinto dos Santos, a vice-presidente Marines Cacemiro Walker, o primeiro secretário Geraldo Saturnino de Paula, a segunda secretária Jéssica de Fátima Adão, o primeiro tesoureiro Adriane Demichei de Moura e o segundo tesoureiro Leandro Macarini. O conselho fiscal do bairro Gralha Azul é formado por seis integrantes: Zelia Batistela Tonon, Terezinha Redivo, Justina Ines Albani, Daiana Aparecida de Oliveira, Marli Ianoski e Osvaldo Southier.
Segundo Neiva Frizon, esse ano foi a primeira eleição. “Agora estão vindo todas as demais, que vão começar agora. Nós temos no São Cristóvão no próximo sábado (18), e no seguinte, (25), no bairro São Roque. Esses são os que já foram para edital, teremos muitos outros no próximo mês”.
Para ela, o objetivo é renovar a diretoria dos bairros. “A renovação, é isso que representa. Temos muitos bairros em que os presidentes já estão com seus mandatos vencidos, estão indo muito bem, porém precisam de um descanso”. Serão pontos de renovo com mudanças, segundo ela, necessárias. “Sangue novo, mudanças novas, eles vão querer mostrar serviço. E isso é muito bom porque dá um renovo para o bairro, para as pessoas, passa mais confiança. Vai ser um ponto superpositivo para os bairros, renovando suas diretorias. Claro que alguns vão continuar fazendo chapas, porém com um gás novo”.
No município temos 35 bairros, e de acordo com a União de Bairros, todos necessitam novas eleições para suas diretorias. “Iremos realizar eleições em todos os bairros. Só que esse ano eu acho que nós não vamos conseguir, porque são 35 bairros e recém foi a primeira. Então, será o ano todo direto de eleições, nos bairros de Pato Branco”.
Comentários estão fechados.