Na última reunião de 2022, a União de Bairros realizou um apanhado dos atos do ano e planeja eleições para presidentes dos bairros já em fevereiro
Luiz Felipe Panozzo
O ano de 2022 se encerrou para a União dos Bairros na noite dessa quarta-feira. Em reunião com os membros e presidentes de bairros, a presidente Neiva Frizon, fez um balanço dos atos realizados. Iniciando com a mudança do comando da instituição.
Após o legado de seis anos da atual vice-presidente Mari Colla, Neiva foi escolhida para assumir a União, na gestão 2022-2024. Para ela, esse convite foi uma honra recebida, com a qual ela encontrou mais formas de ajudar a cidade e os bairros. Trabalhar com pessoas, segundo ela, tão comprometidas com o desenvolvimento dos bairros, foi o que possibilitou “realizarmos muitos trabalhos nesse ano e pudemos sentir a alegria dos presidentes se emprenhando e trabalhando em equipe e em cada um dos bairros”, afirmou Neiva.
Ainda segundo a presidente, o convite lhe pegou de surpresa e demonstrou a confiança que nela foi depositada, após doze anos de participação na instituição. “Temos muitos planos, e com certeza vamos concretizá-los juntos com a nossa diretoria”, ao lembrar dos colegas com ela também eleitos no início do ano. A causa dengue foi o primeiro desafio recebido.
No mês de março, o município de Pato Branco através da Vigilância Sanitária, buscou na instituição e sua presente relação com a população, para aumentar a prevenção da dengue através de ações de combate aos criadouros do Aedes aegypti. Neiva contou que a União dos Bairros foi a primeira instituição procurada pela Prefeitura para auxiliar sua força tarefa contra o mosquito. “Junto com os presidentes de bairros para que pudéssemos colaborar e para que eles possam levar todas as informações necessárias a todos os moradores”, salientou.
Rainha dos Bairros
Tradicionalmente acontecendo há 26 anos, o baile para escolha da Rainha dos Bairros em Pato Branco teve um sentimento especial nessa edição de 2022.
Em virtude da pandemia de covid-19, faziam cinco anos desde a última escolha, realizada em 2017. Após dois anos a escolha deveria acontecer, porém foi postergada para o ano de 2020, quando chegou o vírus e impediu os eventos com grandes públicos. Enfim, nesse ano chegou a oportunidade e segundo a presidente, foi um trabalho que reuniu muitos voluntários para sua realização, o que mostra o desempenho da União dos Bairros, que atua desde 1984 no município. “Nós ficamos muito contentes em dar continuidade a esse trabalho voluntário com muito esforço e dedicação, fazendo com que a nossa cidade tenha um diferencial”. Esse quesito, segundo Neiva, é a participação da comunidade não somente nos eventos sociais como o baile Rainha dos Bairros, mas também na administração dos bairros. “Fazemos tudo sempre com muito carinho”, frisou a presidente.
Sobre a participação da União dos Bairros em outras agendas do município, Neiva lembrou da atuação nos conselhos municipais. “Todos os membros trabalharam as políticas públicas no auxílio administrativo”. Além disso, a presidente lembrou que a União também organizou alguns campeonatos interbairros, para com isso, unir a comunidade e melhor a qualidade de vida dos integrantes dos bairros. Neiva também destacou a participação da instituição em brechós beneficentes durante o ano.
Para o próximo ano, o principal desafio, “é realizarmos as eleições dos presidentes de bairros, visto que muitos dos presidentes estão com seus mandatos vencidos e continuam no cargo pelo amor e dedicação que possuem com a sua comunidade”, explicou Neiva, que projeta as eleições para o mês de fevereiro de 2023, como retorno das atividades da União de Bairros.
Comentários estão fechados.