Palestra com o tema “O futuro da Atenção Primária à Saúde na era da telemedicina e inteligência artificial” contempla a programação alusiva à formatura da primeira turma do Curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), que também configura-se como a primeira turma do Programa Mais Médicos a concluir a graduação no país
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), unidade de graduação do Grupo Afya, promoverá uma aula magna com a médica pediatra Dra. Ana Escobar, para celebrar a formatura da primeira turma do Curso de Medicina, que também caracteriza-se enquanto primeira turma do Programa Mais Médicos a concluir a graduação no país. A programação acontecerá nesta sexta-feira, dia 28 de julho, com início às 09h, no Anfiteatro do UNIDEP.
Médica e comunicadora em Saúde, Ana Escobar possui mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, e destaca-se pela forma acessível com que dissemina orientações voltadas à promoção de saúde e bem-estar. É docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atuando na pesquisa e na educação médica. No UNIDEP, sua palestra abordará o tema “O futuro da Atenção Primária à Saúde na era da telemedicina e inteligência artificial”.
“A telemedicina é a utilização da tecnologia de informação e comunicação para fornecer cuidados de saúde à distância. Ela desempenha um papel cada vez mais vital na atenção primária à saúde, permitindo que médicos e pacientes interajam sem a necessidade de um encontro físico. Por outro lado, a falta de contato físico pode dificultar a construção de uma relação médico-paciente sólida”, pontua a médica.
O momento conduzido por Ana Escobar, além de ser alusivo à formatura dos primeiros 46 médicos e médicas graduados no UNIDEP, reunirá, ainda, lideranças locais, regionais e nacionais, bem como representantes da classe médica. “Na palestra instigarei a seguinte reflexão: como formar o médico de hoje e prepará-lo para o futuro em um mundo onde a influência digital parece cada vez maior e significa um caminho que pode comprometer as relações humanas, que são tão essenciais ao exercício da profissão médica?”, provoca.
Medicina no UNIDEP
Desde setembro de 2017, o Curso de Medicina está sendo ofertado em Pato Branco, por meio do Programa Mais Médicos, que credenciou o município através de edital de chamamento público, tendo o UNIDEP obtido a autorização para a oferta. Com o primeiro projeto pedagógico criado em 2006, a trajetória do Curso acompanha a história da IES, que possui 23 anos de atuação, sendo referência na oferta de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos campos da saúde.
Ao ofertar um Curso de Medicina por meio do Programa Mais Médicos, as instituições de Ensino Superior assumem, até o momento de reconhecimento de seu Curso, compromissos junto ao Ministério da Educação. Dentre eles, está o repasse de contrapartida financeira à gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Nesse sentido, desde setembro de 2017, o UNIDEP repassou cerca de R$ 10 milhões ao Município de Pato Branco, pela regulamentação do COAPES.
Soma-se a isso a inserção dos acadêmicos dos cursos da área da Saúde em toda rede municipal, o que representa mais de 8 mil atendimentos mensais realizados pelo UNIDEP, ofertados gratuitamente à população. Somente no curso de Medicina, são mais de 370 alunos atuando em vários contextos da saúde pública, entre eles o Ambulatório Municipal e o Internato junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No Ambulatório Municipal, foram cerca de 4 mil atendimentos no primeiro semestre de 2023, em 13 especialidades médicas, realizados sob supervisão docente.
Comentários estão fechados.