Unimater desenvolve projeto de ciclofaixa em área rural

Marcilei Rossi com Assessoria

O Legislativo de Pato Branco recebeu, nessa quinta-feira (9), o projeto da primeira ciclofaixa de Pato Branco. O trabalho foi elaborado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMA) da Unimater, e será doado ao Município, que deverá receber o recurso, para viabilizar a obra.

O compromisso para a viabilização da obra foi feito entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), Augustinho Zucchi, e os vereadores Claudemir Zanco – Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina Hamera (PV), Romulo Faggion (União) e Thania Camisnki (PP), em encontro na Capital do Estado, neste ano. O projeto vai ao encontro da  Lei nº 5.838, de 19 de novembro 2021, que dispõe sobre a criação de Sistema Cicloviário para Pato Branco.

No encontro em Curitiba, Zucchi afirmou que disponibilizaria o recurso, desde que o projeto fosse elaborado. Os vereadores buscaram então o Unimater, onde o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bruno Soares Martins, juntamente, com o coordenador do EMA, Fabio Augusto Cantu, e a estagiária do escritório Pâmela Tigre, aceitaram o desafio e, após muita pesquisa e buscando referências em outros locais, elaboraram o projeto apresentado.

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União) esteve presente no ato e comprometeu-se em dar sequência ao projeto, buscando que os recursos para a construção sejam disponibilizados ainda este ano. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche, agradeceu a parceria e disse que quando os poderes Legislativo e Executivo se unem com a iniciativa privada, as ações são realizadas com mais rapidez e quem ganha com isso é a sociedade.

De acordo com os representantes do Unimater, o projeto foi idealizado levando em conta todo o percurso da via, os pontos de acesso das propriedades, os declives e aclives, incluindo pontos de descanso, iluminação, sinalização e tendo sempre como meta, garantir a segurança de quem usará a ciclofaixa.

Claudemir Zanco, definiu o projeto como “um presente para a cidade e esperamos que esta ciclofaixa seja a primeira de muitas outras, que poderemos viabilizar em outros locais de Pato Branco”, concluiu. 

Projeto

O projeto elaborado pelo EMA, contempla a comunidade de São João Batista, na região Leste do município, iniciando no bairro Cadorin.

Inicialmente foi solicitado um projeto que contemplasse, os pouco mais de seis quilômetros do perímetro urbano, até a sede da comunidade, contudo, as intervenções foram pensadas em um trajeto de 8,5 quilômetros, além de ser implementada nos dois sentidos da via, totalizando 17 quilômetros de ciclofaixa.

O projeto conta com a possibilidade de instalação de um mirante para a apreciação de paisagem, mas também tem como estratégia, estação de apoio para ciclistas. O apontamento já contempla iluminação pública, com o objetivo de estimular também a prática noturna de ciclismo.

Um segundo momento do estudo, deve apontar alternativas para cada uma das entradas secundárias, o que vai exigir a complementação do estudo, mas que já está sendo pensada. “Para cada uma das entradas, que estão neste projeto de ciclofaixa, necessitam de um projeto individualizado. Então vamos estar em todas as entradas, observando direito como funcional, qual a demanda, para termos o máximo de segurança e aproveitamento destes pontos, que são pontos críticos, por ter fluxo de veículos, maquinário agrícola”, explicou Cantu.

você pode gostar também
Deixe uma resposta