A Unioeste, com 12 alunos liderados pelo coordenador Fernando José Gaiotto e o subcoordenador Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro), o GCEE fez história em 2024 ao ser a primeira equipe da América Latina a passar nas inspeções técnicas e testar um carro conceito urbano a hidrogênio na pista. O desempenho rendeu o convite para a etapa americana. “Retornamos aos EUA após 2012 com um veículo competitivo, equipado com telemetria em tempo real. Estamos confiantes em trazer o título ao Brasil”, afirma Gaiotto.
O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está pronto para a Shell Eco-Marathon Americas 2025. Após o sucesso na etapa nacional de 2024, realizada no Pier Mauá (RJ), a equipe embarca na próxima segunda-feira, 31 de março, para Indianápolis, nos Estados Unidos. O desafio acontece de 2 a 6 de abril no Indianapolis Motor Speedway, na categoria Urban Concept, com um veículo movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.
Detalhes da competição e expectativas
Na Shell Eco-Marathon Americas 2025, o GCEE enfrentará um percurso de 16 km, com quatro voltas de cerca de 4 km cada, em 35 minutos. “Treinamos para sermos eficientes e conquistar a categoria”, diz Gaiotto. A capitã Giulia Demarchi, estudante de Engenharia Mecânica, destaca: “Aprimoramos o projeto de 2024 e estamos motivados para representar o Paraná e a Unioeste, buscando um prêmio para o país.”
Iniciado há mais de 15 anos, o GCEE integra alunos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação. “Cresceu em quantidade e capacidade, motivando os participantes a aplicarem seus conhecimentos”, explica Gaiotto. O apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do reitor Alexandre Webber foi essencial, viabilizando a pesquisa que culminou no convite para 2025.
Hidrogênio verde e inovação
O protótipo utiliza hidrogênio verde da Planta Experimental do Itaipu Parquetec, criada em 2011 para avançar tecnologias de produção e armazenamento desse combustível limpo. Alexandre Leite, diretor de tecnologias do Parquetec, ressalta: “Apoiamos o GCEE com produção de hidrogênio e expertise técnica, fortalecendo a transição energética e o ecossistema de inovação.”
Shell Eco-Marathon e patrocinadores
Celebrando 40 anos em 2025, a Shell Eco-Marathon desafia estudantes a desenvolverem veículos eficientes, promovendo soluções para o futuro energético. O GCEE conta com patrocínios do Governo do Paraná, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Unila, XBRI Pneus, H2helium, FUNDEP, Horizon, Ponte Nova Energia, Enerluz, Leser, entre outros.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.