Aproximadamente 90 profissionais da área da educação estadual se reuniram, nesta terça-feira (16), na Uno São Lourenço do Oeste para a formação continuada organizada pela Coordenadoria Regional de Educação de São Lourenço do Oeste. O evento, que faz parte de um esforço contínuo para aprimorar as práticas educativas na região, abordou temas cruciais para o ensino fundamental e médio.
Durante a formação, dois especialistas da Universidade compartilharam seus conhecimentos com os educadores. O professor Martin Kuhn discutiu “Ciências Humanas como Fenômeno (Geo)Político, Histórico, Cultural e Social”, oferecendo uma visão abrangente e crítica sobre o papel das ciências humanas na formação dos alunos. Já a professora Cassiane dos Santos apresentou metodologias de ensino focadas no uso do currículo base do território catarinense, proporcionando aos educadores ferramentas práticas para serem aplicadas em sala de aula. Cassiane também trabalhou com oficinas sobre conceitos da área das linguagens.
Haroldo Wilson Farinon, diretor da Uno São Lourenço do Oeste, destaca a importância desse tipo de formação para o desenvolvimento profissional dos professores. “Ontem [segunda-feira (15)] teve a abertura da formação no Centro de Eventos e, seguindo a programação, os professores estão aqui no campus da Uno São Lourenço do Oeste, recebendo treinamento por área de conhecimento. Somos uma universidade comunitária e temos o prazer de abrir nossas portas para contribuir com a formação contínua dos educadores,” declara Farinon.
Frisando que o processo seletivo de inverno de 2024 está com as inscrições abertas até o dia 2 de agosto, Farinon defende que, por meio da parceria com a Rede Estadual de Ensino, a universidade reforça o compromisso com a comunidade e com a educação de qualidade. Ele destaca que a missão da universidade é servir a comunidade e oferecer diversas oportunidades de formação, desde cursos de graduação até pós-graduação e doutorado. “Estamos felizes em receber esses profissionais e ajudar no processo de conhecimento. Temos cursos de graduação à disposição e várias opções de bolsas de estudo, incluindo a Universidade Gratuita do governo do Estado de Santa Catarina,” acrescenta o gestor do campus.
LEIA MAIS
PIB do Paraná deve superar média nacional e crescer 2,2%
Ignez Pansera Peruzzo, coordenadora regional de educação da 3ª Coordenadoria de São Lourenço do Oeste, também expressou seu entusiasmo com a parceria entre a universidade e a Secretaria de Educação. “Como professores, buscamos constantemente mais conhecimento para nossos alunos. Essa parceria com a Uno São Lourenço do Oeste é fundamental. Agradecemos a oportunidade de agregar todo esse conhecimento que a universidade está nos repassando. Estamos com aproximadamente 90 profissionais da educação participando e esse evento anual é realizado com excelência, aproximando a universidade dos nossos alunos e professores,” afirma Ignez.De acordo com a coordenadora regional de educação, a formação continuada é uma iniciativa essencial para garantir que os professores da região estejam preparados para enfrentar os desafios educacionais e proporcionar um ensino de alta qualidade. “A interação entre a academia e os profissionais de ensino reflete um compromisso conjunto em melhorar a educação e, consequentemente, o futuro dos alunos”, finaliza.
Comentários estão fechados.