
A UPA 24 Horas de Francisco Beltrão comemorou, nesta semana, dez anos de funcionamento, consolidando-se como referência em atendimento de urgência e emergência para o município e outros sete da região. Implantada em julho de 2015, a unidade já ultrapassou 1,2 milhão de atendimentos — número equivalente a 12 vezes a população beltronense — e nunca ficou um dia sem abrir as portas.
O evento que celebrou a data contou com colaboradores, autoridades e imprensa, servindo também como momento de anúncio de novos investimentos na estrutura e nos serviços da UPA.
O prefeito Antonio Pedron destacou que melhorias já foram realizadas em setores como rouparia, cozinha e mobiliário, com a aquisição de equipamentos e insumos que melhoram as condições de trabalho e o atendimento ao público. “Agora vamos investir em questões mais estruturais e trazer para os próximos anos uma nova UPA, ampliada, moderna e com mais serviços integrados”, afirmou.
Entre as novidades anunciadas estão a compra de um novo aparelho de Raio-X digital, que substituirá o atual para oferecer mais agilidade e definição nos exames, e a aquisição de uma ambulância para o transporte de pacientes da unidade. Esses investimentos somam cerca de R$ 700 mil e já têm licitação marcada, com apoio dos deputados Nelsi Vermelho (federal) e Matheus Vermelho (estadual), além de contrapartida do município.
Projeto de ampliação
O prefeito também apresentou o projeto de ampliação da UPA, atualmente em fase final de elaboração. A primeira etapa inclui a construção de uma farmácia, uma reivindicação antiga apresentada pelo vereador Tiago Correa.
O projeto completo prevê ainda a construção de um novo laboratório, a reforma do prédio atual e a criação de espaços para materiais e para a operação de serviços.
A secretária de Saúde, Cintia Ramos, explicou que o projeto será implantado por etapas. “Estamos trabalhando para termos uma UPA de referência, adequada ao porte da cidade e adaptada às novas demandas de Francisco Beltrão. Tudo está sendo planejado com cuidado e buscando recursos para viabilizar essas melhorias”, destacou.
Ela informou ainda que o município solicitou ao governo federal o aumento de porte da UPA, o que poderá garantir mais recursos da União para o custeio dos serviços.
Melhorias no atendimento
O evento contou com a presença da vice-prefeita Lurdinha Bertani, da primeira-dama Rose Pedron, dos vereadores Fernando Misturini, Anelise Marx e Aline Biezus, além da chefe da 8ª Regional de Saúde e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriane Grigolo.
O diretor da UPA, Edson Concelier, ressaltou o trabalho da equipe para qualificar o atendimento à população. “Já tivemos mais de 60 mil atendimentos só neste ano, meses com recorde de procura, e mesmo assim conseguimos reduzir o tempo de espera, oferecendo acolhimento humanizado, olho no olho, com resolutividade para o paciente. Tudo isso graças a uma equipe fantástica de cerca de 180 funcionários”, afirmou.
Comentários estão fechados.