Urnas eletrônicas estão sendo enviadas aos locais de votação

Na véspera do primeiro turno das eleições de 2022, o Cartório Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral, com sede em Pato Branco, iniciou cedo o trabalho de distribuição das 250 urnas eletrônicas que serão utilizadas neste domingo (2).

Segundo Karina Andressa de Gouvea, chefe do Cartório Eleitoral a distribuição é composta por sete roteiros de distribuição, sendo que boa parte deles, pela programação, devem ver cumpridos ainda na manhã deste sábado (1º), restando apenas dois para a parte da tarde.

“As urnas começaram a sair daqui [Cartório Eleitoral] 7h45, e os técnicos foram na sequência para testar as urnas”, explica ressaltando que neste testes são avaliadas a carga da bateria da urna, verificação do horário e retirada do extrato da urna, que fica a disposição no Cartório Eleitoral.

karina pontua que boa parte dos locais de votação na área de abrangência da 73ª Zona Eleitoral conta com monitoramento por vídeo e sistema de alarme, ao mesmo tempo que existe uma parceira com a Polícia Militar que realiza rondas constantes nos locais onde estão instaladas as urnas. “Este ano, realizamos a entrega das urnas na véspera, como uma medida a mais de segurança.”

Fotos: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste

Domingo

Com relação ao domingo, Karina lembra que o horário de votação é das 8h às 17h. Contudo, ela ressalva, que “diferente do processo de 2020, que estávamos no auge da pandemia, os eleitores tinham preferência por faixa de idade, para votação. Este ano o Tribunal [Superior Eleitoral] não disponibilizou esse tipo de faixa, mas pedimos para que as pessoas que têm a possibilidade, que evitem os momentos de maior fluxo, que são especialmente no começo da manhã.”

A chefe do Cartório também destaca a importância do eleitor levar anotado o número dos candidatos que pretende votar, já na ordem de votação: deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República.

Ela também pede que os eleitores compareçam ao seu local de votação com tranquilidade, lembrando assim, que a biometria volta a ser utilizada nesta eleição, o que implica dizer que os mesários poderão fazer até quatro tentativas de coletas de digital. Sendo fundamental o eleitor estar de posse de um documento de identificação com foto.

“Esperamos ter um dia de votação tranquilo, que as pessoas possam exercer seu direito ao voto, que tenham respeito entre os militantes de diferentes partidos e cargos e que possamos ter ao final do domingo, a totalização com segurança e a transparência que sempre foi peculiar da Justiça Eleitoral”, afirma Karina.

Bioex

Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico não poderão ser identificados pela impressão digital neste domingo. A ação é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), do Tribunal Superior Eleitoral. Seis entidades públicas parceiras da Justiça Eleitoral vão permitir o aproveitamento de dados dos cidadãos que estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano.  

Segundo Karina os eleitores que tiveram a importação dos dados biométricos estao identificados na caderno de votação “eleitor com biometria cedida por órgão oficial”. Nestes casos, o eleitor que conseguir habilitar na urna a biometria, ela vai ser validada pela Justiça Eleitoral e ele não precisa comparecer ao Cartório Eleitoral a partir de 8 de novembro, para a coleta biométrica. A mesma situação se aplica a pessoas que não fizeram a revalidação eleitoral, mas que por algum motivo emitiram documento dos órgãos conveniados.

Em todo o Paraná são 17 mil eleitores que poderão ter a importação da biometria, e Pato Branco foi o município do estado com o maior número de biometrias importadas de órgãos oficiais, mais de 5,3 mil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta