
Neste domingo (13), a ENGIE Brasil Energia promove um simulado de evacuação nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) da Usina Hidrelétrica Salto Santiago, localizada em Saudade do Iguaçu, no Rio Iguaçu, região sudoeste do Paraná. A ação preventiva visa atender às diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012) e da Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis 12.334/2010 e 14.066/2020), reforçando a segurança operacional da usina.
O simulado, realizado em parceria com órgãos de Proteção e Defesa Civil, orienta moradores sobre procedimentos de autossalvamento, garantindo evacuações rápidas e seguras em eventuais emergências
“Nos últimos anos, por meio de um planejamento em fases, realizamos o aerolevantamento e o processamento das áreas de influência operacional, o cadastramento populacional, a delimitação das rotas de fuga e pontos de encontro, além da implementação da sinalização de evacuação e do sistema de alerta sonoro. A realização do simulado faz parte de um programa de capacitação para os moradores localizados nas áreas de influência operacional a jusante da usina, que ocorrerá periodicamente”, afirma Paulo Feitosa, gerente da Usina Hidrelétrica Salto Santiago..
A ENGIE destaca que as barragens da Usina Salto Santiago cumprem todos os requisitos de segurança, não apresentando riscos à população. A ação reforça o compromisso com a proteção das comunidades locais e a conformidade com normas nacionais.
SERVIÇO:
Simulado Usina Salto Santiago
Data: 13/04/2025, a partir das 7h30
Mais informações: ENGIE Brasil – Segurança de Barragens
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.