O uso de máscara de proteção individual passa a ser facultativo em São Lourenço do Oeste (SC), em local aberto ou fechado. O decreto foi assinado nesta quinta-feira (3) pelo prefeito, Rafael Caleffi, e, agora, fica sob responsabilidade de cada pessoa ou responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada. O decreto não se aplica à pessoa que se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o novo coronavírus, durante o período de transmissão.
O decreto leva em consideração as informações da Secretaria de Saúde, onde 87,58% da população estão com o esquema vacinal completo contra a covid-19 (duas doses ou dose única), sendo que 95,44% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina e 30,07% já recebeu a terceira dose. No total, 50.885 doses de vacina foram aplicadas até esta quinta-feira.
Para o prefeito, a vacinação se mostrou fundamental na redução da transmissão e da evolução da doença para quadros críticos e óbitos. “Os casos ativos da doença também estão diminuindo consideravelmente em nossa cidade, mesmo depois da realização da 6ª Efaislo”, pontua.