Entre os dias 8 e 27 de julho de 2025, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco (UTFPR-PB) estará representada na Operação Amazonas, ação do Projeto Rondon coordenada pelo Ministério da Defesa. A iniciativa interministerial visa promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável em comunidades brasileiras. Nesta edição, as atividades serão realizadas no município de Manaquiri, no Amazonas, com a participação de oito estudantes e duas professoras da UTFPR-PB.
Este é o oitavo projeto aprovado pela UTFPR-PB no âmbito do Projeto Rondon. A proposta teve destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no Conjunto B — que engloba as áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção — em um dos editais mais disputados por instituições de ensino superior de todo o país. Entre todas as instituições participantes, apenas a UTFPR-PB obteve aprovação.
Durante a Operação Amazonas, a equipe levará à comunidade oficinas educativas, culturais, sociais e tecnológicas, promovendo o intercâmbio de saberes e fortalecendo a inclusão social. As atividades contemplam temas como educação ambiental, empregabilidade, jardinagem comestível, pensamento computacional, Internet das Coisas (IoT), jogos educativos, rotulagem, Canva e instalações elétricas.
A equipe é coordenada pelas professoras Giovana Faneco Pereira, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO-PB), e Raquel Dalla Costa da Rocha, do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI-PB). O embarque está previsto para o dia 7 de julho, com partida de Pato Branco, e retorno programado para a madrugada do dia 28.
Equipe de rondonistas da UTFPR-PB:
- Diana Nedochetko Strugal – Mestranda em Agronomia
- Fernanda Scheibel Nascimento – Acadêmica de Agronomia
- Higor Henrique da Silva – Acadêmico de Química
- Jerffeson Kelly Silva – Acadêmico de Administração
- Juliana Rosanti Kowalski – Acadêmica de Engenharia Elétrica
- Laura Soares – Acadêmica de Engenharia Civil
- Laryssa Rayane Zortea – Acadêmica de Engenharia da Computação
- Taís Theisen – Acadêmica de Letras
O Projeto Rondon é reconhecido como uma das principais ações de extensão universitária do Brasil. Mais do que um programa de atividades acadêmicas, é um movimento de escuta, presença e transformação social. Atuando em territórios muitas vezes distantes das políticas públicas, o Rondon conecta o conhecimento acadêmico às realidades locais, valoriza os saberes comunitários e forma jovens para se tornarem agentes de mudança social.
Comentários estão fechados.