Três projetos de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB), foram selecionados para o convênio do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional. Este programa visa promover o desenvolvimento sustentável, alinhando as iniciativas acadêmicas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e conta com a parceria de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.
A UTFPR apresentou ao todo cinco projetos, sendo que os três projetos escolhidos se destacam por abordar questões cruciais para o desenvolvimento sustentável, promovendo a integração entre o conhecimento acadêmico e as necessidades sociais reais. Atuando em áreas como educação para a sustentabilidade, uso de fontes de energia renováveis, otimização do manejo de resíduos sólidos e fortalecimento da agricultura familiar, esses projetos buscam não apenas proporcionar avanços técnicos, mas também aproximar a universidade da comunidade.
Essas iniciativas têm como meta a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes, incentivando a extensão universitária como parte essencial do currículo acadêmico.
Os três projetos da UTFPR selecionados para o convênio do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da Itaipu Binacional são:
Sistema Plantio Direto de Hortaliças no Sudoeste do Paraná: Ferramenta de transição sustentável para sistemas agroecológicos.
Coordenador: Thiago de Oliveira Vargas (Departamento de Ciências Agrárias – DAGRO).
Incompatibilidades entre áreas legalmente protegidas e o uso da terra: Um estudo de caso da bacia hidrográfica do rio Pato Branco, Paraná.
Coordenador: Ney Lyzandro Tabalipa (Departamento de Construção Civil – DACOC).
Bowser: Desenvolvimento de softwares de código aberto para a comunidade.
Coordenador: Vinicius Pegorini (Departamento Acadêmico de Informática – DAINF).
Esses projetos foram selecionados para receber apoio, contribuindo para o desenvolvimento de ações sustentáveis e para a interação entre a universidade e a sociedade.
Com início previsto para 1º de outubro de 2024, esses projetos contarão com apoio financeiro do programa, que selecionará um total de 200 projetos, distribuindo 1.000 bolsas para estudantes de graduação e coordenadores adjuntos. A colaboração entre a Itaipu Binacional e 16 universidades parceiras visa fortalecer o vínculo entre a academia e a sociedade, fomentando o conhecimento científico e a extensão universitária como ferramenta de transformação social. Ao todo, a UTFPR teve 41 projetos selecionados entre seus 13 campus.
Comentários estão fechados.