
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco abriu, nesta segunda-feira (6), a Semana Tecnológica 2025 como parte da tradicional programação do TecSUL – Criando Pontes com a Inovação. O evento, que chega à sua 16ª edição, reafirma Pato Branco como referência em ciência, tecnologia e inovação no Paraná, estimulando o desenvolvimento regional por meio da integração entre academia, mercado e a comunidade.
Programação diversificada e temas de vanguarda
O tema central da Semana Tecnológica — “Desafios e Oportunidades do Setor Energético Paranaense” — pautou debates sobre planejamento estratégico, implementação de políticas públicas eficazes e avanço da transição energética. O evento foi realizado na Sociedade Rural de Pato Branco e contou com presença de lideranças do setor, autoridades municipais, professores, acadêmicos, especialistas em energia e empresários convidados.
Compuseram a abertura nomes como o prefeito Géri Dutra, o diretor do Parque Tecnológico Douglas Henrique Batista, além dos palestrantes Sandro Nelson Vieira, Thiago Olinda Paraguassu Santana e Zeno Luiz Iensen Nadal, que trouxeram experiências e perspectivas para o futuro energético do estado.
Atividades para todas as idades e integração comunitária
Durante a semana, a UTFPR promove também a Feira de Profissões, a Escola de Verão para a Pessoa Idosa, o 7º AstroPB, o Ideathon UTFPR, a 1ª Corrida da Semana Tecnológica, o IntegraSom 2025, entre outras ações imersivas. Mais de 20 cursos acadêmicos integram atividades e semanas acadêmicas no evento.
O TecSUL 2025 é fruto da colaboração entre a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), instituições de ensino superior (UTFPR, Afya, Unimater) e todo o ecossistema de inovação do município, incluindo Sebrae/PR, FIEP/PR, SENAC, ACEPB, NTI, Sudovalley, Núcleo Regional de Educação, IDR-Paraná, Sistema Regional de Inovação do Sudoeste, Rede de Habitats de Inovação e a UNAM (Argentina).
Comentários estão fechados.