UTFPR realizou na quinta-feira a solenidade de posse do novo diretor-geral

Aline Vezoli*

Nessa quinta-feira (1º) aconteceu a posse do novo diretor-geral do campus da UTFPR de Pato Branco, Gilson Ditzel Santos. Devido as medidas de restrição contra a covid-19, o evento foi transmitido através do canal oficial do campus no YouTube e contou com a participação de poucos convidados, entre eles estavam o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho; o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico do município, Giles Balbinoti; o vereador Marcos Junior Marini, entre outros membros da universidade.

Santos que estará a frente do campus de Pato Branco entre junho de 2021 e maio de 2025, assinou o documento de posse e recebeu os cumprimentos do reitor da instituição, que também agradeceu ao Idemir Citadin, antigo diretor-geral, pelo trabalho realizado entre 2013 e 2021.

Natural de Curitiba, o novo diretor-geral e leciona na UTFPR de Pato Branco desde 1994, atuando como professor titular em turmas de graduação, mestrado e doutorado. “Saí da capital para um lugar que possibilitou minhas realizações pessoais e profissionais, pois tudo que faço aqui é com muito amor, fiz parte de muitos projetos”, e comentou, “celebro a alegria de iniciar uma nova gestão no campus, a oportunidade de realizar novos sonhos, mesmo que profundamente tristes pelo período de incertezas e perdas que vivemos. Precisamos seguir vivendo intensamente, sonhando e saboreando as alegrias, entendendo as tristezas como aprendizado. Então agradeço a todos os presentes, agradeço a Administração do Município, afirmando que estreitaremos ainda mais os laços com a Prefeitura, nos aproximando da comunidade. Então agradeço a confiança depositada em mim”, conclui o diretor em seu discurso.

Marcos Schiefler, reitor da universidade, falou do momento difícil que muitas instituições federais de ensino estão enfrentando. “A UTFPR tem uma gestão planejada e por isso conseguimos tocar as atividades, estamos com as contas em dia, planejando um retorno presencial ou híbrido dos nossos alunos, mas essa retomada só vai acontecer quando tivermos segurança e, com certeza, vamos precisar de investimento em procedimentos”.

Ele também afirmou que estar a frente da UTFPR é uma grande responsabilidade, pois são quase 40 mil pessoas. “Temos vidas que colocam em nós a possibilidade de realizar sonhos e não podemos frustrá-los, sejam servidores ou estudantes, temos que mostrar otimismo. Então acredito que o nosso novo diretor enfrentará uma experiência difícil e adversa devido a pandemia que vivemos”, finalizou Schiefler.

Parceria

A posse ainda foi marcada pela parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico de Pato Branco, com a universidade. Balbinotti falou em disponibilidade de colaboração e trabalho conjunto. “Temos um grande caminho a ser trilhado, já estamos com projetos, como o polo de biotecnologia, em que vamos trabalhar em cooperação. Com o capital humano que temos na UTFPR, em parceria com a Prefeitura, podemos atender as necessidades da população e aumentar a qualidade de vida de todos que vivem aqui”, comenta.

O prefeito Robson Cantu ao cumprimentar Santos, afirmou entender que assumir o cargo em questão é um grande desafio. “Quero dar as boas vindas e dizer que, o seu amor e vontade de transformar a UTFPR em uma das melhores do Brasil farão dar certo, e pode ter certeza que faremos isso juntos”. Cantu também citou que nos próximos anos a UTFPR ajudará a prefeitura no projeto de energia limpa. “A UTFPR é um filho pato-branquense que deu certo, é uma pedra preciosa na cidade e temos que cuidar bem dela.”

Saiba mais sobre o novo diretor-geral

O professor Gilson venceu a eleição em Pato Branco com 35 votos dos conselheiros. A reunião que confirmou o eleito foi realizada em 20 de maio em forma remota, devido a pandemia da covid-19.

O novo diretor é graduado em engenharia elétrica pelo Cefet-PR, doutor em administração pela USP, mestre em ciências de administração e estudos de políticas públicas pela Universidade de Tsukuba, no Japão. Ele também foi gerente de relações empresariais e comunitárias, coordenador de cursos de graduação, mestrado e doutorado e recebeu o Prêmio Destaque Empresarial, na categoria de Professor Universitário em 2019, pela Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb).

Entre suas propostas centrais, estão a reestruturação do Conselho de Campus; fortalecimento da representação dos técnicos administrativos; gestão colegiada de outros conselhos como os de graduação, pesquisa e pós-graduação, relações comunitárias e estudantil; manter boa relação com a reitoria; manter uma comissão permanente para organização de processos administrativos; incentivar ações que promovam a saúde mental e física dos servidores; implantar política sistemática de abertura, consolidação e expansão dos cursos de graduação e programas de pós-graduação; apoiar ativamente a reestruturação curricular; manter uma comissão permanente e representativa para consolidar a ocupação dos espaços já distribuídos, viabilizar novos espaços, seja com a construção, reforma, otimização de uso, e a expansão de área do campus; estimular a formação de equipes de competição esportiva, e promover ações culturais com o intuito de valorizar a formação humanística.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

você pode gostar também
Deixe uma resposta