A partir do ano que vem a UTFPR, campus Pato Branco oferecerá o curso de engenharia cartográfica e agrimensura, o décimo terceiro curso de graduação oferecido pela universidade em Pato Branco. A primeira turma deverá iniciar no primeiro semestre de 2023.
De acordo com Silvio Andolfato, engenheiro cartográfo e professor da UTFPR, a engenharia cartográfica e agrimensura é a área voltada para os mapeamentos. “Cartografia é uma ciência que elabora e produz mapas para diversas finalidades, na área urbana, na área rural, em projetos de grandes obras, como usinas hidrelétricas, rodovias, enfim. Ela trabalha junto com várias outras engenharias”, diz o professor.
“Um exemplo. Em áreas urbanas, loteamentos, tudo depende do mapeamento, associado com informações ambientais, econômicas, para que você possa conduzir o desenvolvimento de uma cidade. Então a cartografia se faz presente”, continuou o professor.
Ainda segundo Andolfato, a cartografia utiliza tecnologias como drones, imagens de satélite, imagens aéreas e outros instrumentos. A implantação do curso superior praticamente substitui o curso de ensino médio técnico em agrimensura, que era oferecido pela UTFPR.
O ingresso no curso de engenharia cartográfica e agrimensura será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como para os demais cursos de graduação da universidade. Deverão estar disponíveis 22 vagas por processo de seleção. As aulas serão no período noturno e o curso tem duração de cinco anos.
Os visitantes da Feira de Profissões já poderão conhecer alguns dos equipamentos utilizados na área, assim como obter mais informações no estande do curso. A feira está sendo realizada nesta quinta-feira (2), no ginásio da UTFPR, das 8h ao meio dia; das 13h30 às 17h30; e das 20h40 até as 22h.