A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco, tem se preocupado em desenvolver ações de responsabilidade social, com o objetivo de melhorar a gestão de recursos e contribuir para a sustentabilidade ambiental.
Plano de Logística Sustentável
A UTFPR de Pato Branco conta com uma comissão para adequar os planos de logística sustentáveis no local, com o objetivo de promover a implementação e atuar na Política de Sustentabilidade da UTFPR, divulgando conteúdos e realizando ações.
De acordo com a presidente da comissão, Denise Rauber, “a UTFPR coloca a sustentabilidade como valor estratégico no desenvolvimento de todas as suas ações no ensino, pesquisa e extensão, instigando a comunidade acadêmica a refletir e atuar em prol da sustentabilidade”.
Denise destaca que a comissão foi criada para fazer a gestão da sustentabilidade e atender a legislação, “atuando nas dimensões, compras sustentáveis, bem-estar, cultura, edificações, energia, educação, mobilidade, social, resíduos e água”.
Economia de recursos
Alguns blocos da UTFPR de Pato Branco contam com pontos de captação de água pluvial, armazenadas em três cisternas, utilizadas para a lavagem de calçadas e irrigação de jardim. Para a irrigação de estufas do curso de agronomia, um outro reservatório, de 20m³, é utilizado. Na área experimental, para irrigação dos experimentos do curso de agronomia, uma cisterna com capacidade de 50m³ é utilizada.
Para aumentar a economia de energia elétrica, a UTFPR participou, em 2017, do Edital de Chamada Pública para instituições públicas de ensino superior da Copel, com o objetivo de concretizar Projetos de Eficiência Energética e de Pesquisa e Desenvolvimento. O Campus de Pato Branco teve a proposta habilitada e o projeto executado no período de agosto de 2017 a janeiro de 2021.
O local conta com 1.236 placas distribuídas, com capacidade para gerar 420,24 kW. Uma ampliação da instalação de placas fotovoltaicas foi aprovada em 2022 e se encontra em fase de licitação para contratação de empresa especializada para o serviço.
A procura pelo trabalho sustentável também faz parte de todos os processos licitatórios da universidade para a realização de obras ou reformas. Também é necessário realizar a aplicação de sistemas e materiais que visam a economia de recursos. Todas as etapas devem seguir critérios de sustentabilidade, com maior segurança, durabilidade e eficiência, gerando menos resíduos, menor desperdício e impacto ambiental.
Materiais descartáveis
O Campus da UTFPR em Pato Branco também reduziu o fornecimento de copos de plásticos, de 2 mil para 1.200 centos, sendo ofertados apenas em eventos com presença da comunidade externa. Copos, pratos e talheres descartáveis também deixaram de ser disponibilizados no Restaurante Universitário.
Coleta
Para realizar a coleta e transporte adequada de resíduos sólidos e líquidos, a gestão de resíduos busca o tratamento legal e ecologicamente correto; aprimorar o procedimento de gestão dos resíduos e atuar na preservação da saúde pública e do meio ambiente.
A presidente da PSL destaca que todos esses planos, assim como outras ações realizadas pela universidade, fazem com que a UTFPR “caminhe para promover práticas sustentáveis que venham auxiliar e fortalecer a construção de uma sociedade cada dia mais sustentável”.