Aos poucos, algumas prefeituras do Brasil vão adotando o pavimento em concreto, garantindo economia e menos manutenção nas vias urbanas e rurais.
O engenheiro civil Rafael Moretto, conselheiro do Crea-PR e especialista em infraestrutura de transportes, vinculado ao Instituto Ruas, de Curitiba, palestrou no sábado, 18 de novembro, na 1ª Feira Habitacional “Casa que Quero”, no centro de eventos do parque de exposições de Francisco Beltrão.
O evento reuniu profissionais, especialistas e entusiastas do mercado imobiliário e da construção. Teve exposição de empresas e construtoras que apresentaram suas últimas novidades, produtos e serviços.
Com o tema “Pavimentação sustentável”, Rafael destacou as inúmeras vantagens da pavimentação em concreto como a sustentabilidade, conforto térmico, economia de custo de implantação e consumo de energia elétrica na iluminação pública e segurança nas frenagens de veículos devido à maior aderência do material.
“Apresentamos ao público as alternativas de pavimento sustentável, citando como exemplos cidades do Sul do Brasil onde o pavimento em concreto em vias urbanas e rurais já é uma realidade como em Itaqui (RS), Santo Antonio das Missões (RS), São Bento do Sul (SC), Joaçaba (SC), Fazenda Rio Grande (PR) e Piên (PR)”, explica.
Sobre a viabilidade, Rafael salienta que “estamos quebrando paradigmas de que pavimento rígido é muito caro. Dependendo da situação, o custo fica mais baixo do que a tradicional pavimentação em asfalto. É preciso analisar caso a caso, pois requer estudos para a realização de um projeto de pavimentação em concreto”.
Possível parceria
Após a palestra, Rafael conta que o assunto despertou o interesse da empresa Luke Concreto de Francisco Beltrão. “Foi de grande aprendizado para nós, ainda mais nessa era em que vemos a pavimentação em concreto ganhar campo. Estamos vendo a possibilidade de realizarmos uma parceria com o Rafael, porque a demanda já existe. Como o mercado de pavimentação em concreto está acelerado, nós buscamos segurança para o nosso trabalho e confiança para o nosso cliente”, relata André Zanatta, diretor executivo da Luke Concreto.
Algumas vantagens do pavimento em concreto
- Grande durabilidade com pouca manutenção;
- Vida útil significativamente maior que o asfalto;
- Menor número de intervenções para manutenções;
- Elimina-se a incômoda operação de recapeamento;
- Melhor visibilidade;
- Absorção da água no solo;
- Até 30% a mais de reflexão de luz;
- Economia de 30 a 60% de energia elétrica na iluminação pública e na sinalização, em virtude da cor mais clara do pavimento em concreto.
Comentários estão fechados.