A Missão SOS Vida venderá o bolo de Santo Antônio no próximo sábado (11) de manhã, em frente a Feira do Produtor. Por conta da pandemia da covid-19, neste ano, será comercializado o bolo em pedaços individualizados, dentro de embalagens fechadas, pelo valor de R$ 10.
O valor arrecadado nas vendas será destinado para a manutenção da instituição que sobrevive de doações de pessoas físicas e jurídicas para se manter. Por isso, a voluntária Lori Busato, há mais de 20 anos na instituição, afirma que além de adquirir um bolo saboroso, comprar o produto é uma forma de ajudar essa parte da população que está em fase de reabilitação.
Dentro de alguns pedaços de bolo haverá uma surpresa: uma medalha de Santo Antônio. De acordo com Lori, há muitas histórias contadas por pessoas que encontraram esse presente. “Tem gente que achou namorado, outros casaram, tem muitas histórias, mas eu gosto de lembrar que Santo Antônio não é apenas o santo casamenteiro, ele também é o santo das causas impossíveis e os devotos acham que, se estiverem com algum problema e encontrarem a medalha, isso pode se resolver, então eles se agarram no Santo Antônio”, afirma.
A venda de bolos de Santo Antônio é realizada pelo SOS Vida há quatro anos, afirma a voluntária e, em 2022, a massa será realizada em pão de ló, com recheio de doce de leite e cobertura de chantili e há a pretensão de vender em torno de 800 pedaços.
“Há quatro anos iniciamos essa ação, vendo outras cidades que também fazem, com o objetivo de ter maior lucro para a instituição. Começamos com o bolo e cada ano ficamos melhor”, comenta, ao lembrar que o primeiro ano de vendas faltou bolo. “Não deu nem pra começar, fomos para as padarias comprar mais”.
A voluntária comenta que em 2021, por conta da pandemia da covid-19, não houve venda do bolo de Santo Antônio. Na última edição realizada, 500 pedaços foram vendidos em torno de duas horas.
Lori destaca que a venda não será realizada com antecedência. Os interessados em adquirir pedaços do bolo devem comparecer ao local, em frente a Feira do Produtor, enquanto houve disponibilidade do bolo.
Produção
Os voluntários encarregados de fazer o bolo já davam andamento ao trabalho na quinta-feira (9), com aproximadamente 10 pessoas envolvidas na produção e, no total, entre encarregados pelo transporte, vendas e outras atividades, 20 pessoas estão envolvidas.
Missão SOS Vida
A associação Missão SOS Vida existe desde 2001 e acolhe de forma gratuita a população do sexo masculino, a partir dos 18 anos de idade. O tempo mínimo de tratamento é de seis meses, podendo se estender até 1 ano, de acordo com a necessidade de cada um.
Os acolhidos recebem, além de tratamento, oficinais gratuitas no local e também realizam tarefas. A associação também realiza venda de bolachas, cucas e outros alimentos, sendo que alguns desses produtos estarão disponíveis durante a Festa de São Pedro.
Ainda neste fim de semana, a Missão SOS Vida também realizará um retiro voltado para casais, com o lucro dos ingressos voltados para a manutenção do local.