Verão começa abafado no Paraná e com chuvas irregulares

O solstício de verão marcou oficialmente o início da estação mais quente no Hemisfério Sul às 12h03 deste domingo (21). No Paraná, o primeiro dia de verão veio com forte sensação de abafamento e temperaturas elevadas, acompanhadas de chuvas em diversos municípios do interior, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, uma chuva intensa foi registrada no final da tarde.

Na noite deste domingo, chuvas de curta duração atingiram municípios do Sudoeste, seguindo o padrão de instabilidades que caracterizam o início da estação. O verão paranaense, historicamente o período mais chuvoso do ano, deve manter esse comportamento nos próximos dias, com precipitações irregulares e sensação térmica elevada.

A madrugada desta segunda-feira (22) trouxe redução das instabilidades em todo o estado, com chuviscos pontuais em várias áreas. A nebulosidade predominou na faixa Norte e Noroeste. O alto conteúdo de umidade, combinado às temperaturas próximas dos 20°C em todo o Paraná, mantém o desconforto térmico elevado, reforçando a sensação de abafamento.

Secretaria de Educação de Pato Branco divulga nota oficial

Previsão para esta segunda

Ao longo do dia, o tempo permanece estável com temperaturas em elevação. Não se descarta a possibilidade de chuvas isoladas e de curta duração em algumas regiões, especialmente no período da tarde. O aumento da temperatura e a umidade elevada favorecem a formação de pancadas localizadas.

Segundo informações do Simepar, as temperaturas nesta segunda-feira devem chegar aos 30 ºC no Sudoeste e no Norte do estado ultrapassar a marca dos 35 ºC em municípios do noroeste. Municípios próximos a fronteira com o Paraguai e Argentina, tem o potencial para chuvas de forte intensidade acompanhada de raios.