O vereador Dirceu Boaretto (Podemos) é o sexto a participar da série de matérias, realizada com todos os vereadores do Legislativo Pato-branquense, com o objetivo de apresentar os trabalhos do ano e garantir a transparência das ações. Em 2023, o vereador apresentou projetos de lei visando auxiliar entidades e disseminar boas práticas, além de promover a valorização e o reconhecimento dos pato-branquenses. Ainda, apresentou requerimentos, indicações e Emendas Impositivas que buscaram encontrar soluções para os problemas do campo e da cidade.
Projetos e Leis
Para 2023, apresentou Projetos de Lei buscando auxiliar entidades e disseminar boas práticas, entre eles, o Projeto de Lei n° 45, de 2023, que está em andamento nas comissões, e que dispõe “sobre a proteção às abelhas nativas sem ferrão e o estímulo à polinização urbana”; o Projeto que tornou-se a Lei Ordinária nº 6.170, de 6 de novembro de 2023, declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Pato Pescador – Pesca Esportiva; e, ainda, o Projeto que tornou-se a Lei nº 6.111, 4 de julho de 2023, que instituiu a Semana do Campo Limpo, cujo objetivo, de acordo com o vereador, é dar mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade.
“A intenção é promovermos eventos, como ações comunitárias, palestras, encontro com autoridades locais, entre outras iniciativas, que estimulam a comunidade a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente. Ainda, conscientizar os agricultores quanto a importância da correta manipulação, bem como, a devolução adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, explicou Boaretto.
Valorização e reconhecimento
Buscando reconhecer e homenagear pioneiros de Pato Branco, o vereador apresentou quatro projetos para denominar ruas e espaços públicos de nossa cidade, sendo eles, a denominação de “Centro Municipal de Bochas Ulisses Matioda”, da cancha construída no bairro Anchieta; a denominação da bacia de contenção do Bairro Pinheirinho, como “Cândido Bertotto”; e a denominação de duas vias públicas de “Lucimar Atz” e de “Felisberto Michelon”.
Além disso, concedeu Moções de Aplausos, ao jornalista Laudi Carlos Vedana, pelos seus 60 anos de atuação em rádio e 30 anos como professor do ensino médio e superior no Município de Pato Branco; à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pelos seus 30 anos do Campus Pato Branco; ao CEU das Artes e dos Esportes e para a Batucação, por terem participado no desfile de Carnaval Joaçaba-2023, junto a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, conquistando o bicampeonato; e para os CTGs Carreteando a Saudade e Tarca Nativista, bem como, para Leonardo Augusto Foss, pelas participações e conquistas no 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart).
Comissões
Durante o ano, também atuou ativamente nas comissões da Casa, participando da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) – juntamente, com os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Joecir Bernardi (PSD) – na qual foi relator de mais de 30 projetos de leis, onde destacou os pareceres feitos para a Guarda Municipal, para a Secretaria da Mulher e para a doação de imóvel para a Cohapar, para a construção do condomínio do idoso. Além disso, também participou de algumas Comissões Especiais e, atualmente, junto com os demais vereadores da Casa, faz parte da Comissão que está responsável pela revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Pato Branco.
Emendas Impositivas
Em relação ao Orçamento Impositivo, dos R$ 870 mil disponíveis para indicações ao Executivo, Boaretto apresentou diversas Emendas Impositivas para entidades ligadas ao Esporte e à Assistência Social. Ainda, emendas para a realização do evento das Mulheres, para o CEU das Artes e dos Esportes, para a Feira do Produtor e para as escolas municipais rurais, destacando as emendas para seis Associações de Produtores Rurais, para aquisição de insumos. Para a Saúde, onde as Emendas totalizaram R$ 259 mil, o vereador ressaltou os valores destinados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, São Francisco e Parque do Som, para o distrito de São Roque do Chopim e para a Comunidade de Independência. Ainda, apresentou emendas para a aquisição de equipamentos para diversas outras UBSs.
Atendimento e compromisso com os munícipes
Ainda, em 2023, Boaretto apresentou diversos requerimentos e indicações, relacionados a questões como, mobilidade urbana, melhorias nas condições asfálticas nas vias públicas, melhorias nas estradas do interior, limpeza e manutenção nos espaços públicos, melhorias nas Escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros. O vereador destaca os requerimentos solicitando melhorias nas estradas do interior pois, devido as chuvas, ocorridas neste ano, as vias ficaram em péssimas condições, necessitando de manutenção urgente. “Foi um trabalho realizado com seriedade e honestidade, atuando junto aos bairros e no interior, atendendo as necessidades dos munícipes, sempre em busca do desenvolvimento do nosso município”, afirmou o vereador.
Comentários estão fechados.