Vereadora do PP, Thania é a segunda mulher a assumir o comando do Legislativo Pato-branquense

Marcelo Coan

Disputando com o colega de partido – Lindomar Brandão (PP) –, a vereadora recebeu seis dos 11 votos

Segunda mulher a comandar o Legislativo Pato-branquense – a primeira foi Márcia F. C. Kozelinski (PPS), em 2008 –, a vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (PP) tomou posse, em sessão solene, na manhã desta segunda-feira (2), como presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco. A gestão é de um ano e será auxiliada pelos vereadores Eduardo Albani Dala Costa (MDB) – vice-presidente, Romulo Faggion (União Brasil) – 1º secretário, e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) – 2º secretária.

A sessão de posse, que foi acompanhada por vereadores, autoridades, imprensa, familiares e comunidade, foi conduzida pelo presidente do Legislativo no ano de 2022, Claudemir Zanco (PL). A vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, participou do ato representando o Executivo municipal.

Frisando que é uma conquista, especialmente para as mulheres, Thania entende que presidir a Casa de Leis é uma grande responsabilidade. “Isso vem para mostrar que a mulher tem competência e pode estar onde ela quiser”, disse registrando que irá representar a população de Pato Branco. Segundo ela, o trabalho será pautado no cumprimento da legislação e da justiça.

Questionada sobre alguns projetos e temas que devem ser pautados ao longo de 2023, como é o caso da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) – que tramita na Casa e deve ir a votação em 2023 – a presidente explicou que deve se reunir nos próximos dias com os demais membros da mesa diretora e tratar do assunto. Ela defende que a questão precisa ser discutida com a comunidade. “Eu acredito que a gente vai fazer uma audiência pública para discutir”, adianta.

Em relação ao aumento do número de cadeiras na Câmara de Vereadores, assunto que foi tratado nos bastidores do Legislativo em 2022, mas não chegou a ser pautado pela mesa diretora, Thania é contrária. Ela entende que a configuração atual, que conta com 11 vereadores, “dá conta do recado. Mas é uma questão que a gente vai ter que discutir em conjunto”, observa.

Avaliação

Responsável por conduzir administrativamente o Legislativo de Pato Branco em 2022, o vereador Claudemir Zanco (PL) afirma que a avaliação é positiva. Ele lembra que no período foi possível fazer a adequação da questão funcional da Casa de Leis, dar encaminhamento, inclusive com ordem de serviço e licitação, para a reforça e adequação de espaços e estruturas da Câmara e aquisição de um veículo. Além disso, ele registrou a implantação de um painel para que a população acompanhe a questão dos impostos (impostômetro) e a devolução de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres do município. Para a nova presidente e demais membros da mesa diretora Zanco deseja sucesso.

Posses na região

Além de Pato Branco, outros Legislativos da região Sudoeste, ambos de acordo com seus respectivos regimentos internos, deram posse a novas mesas diretoras. Em alguns casos o ato foi no dia 1° de janeiro, como aconteceu em nível de Estado e União.

Francisco Beltrão

Em Francisco Beltrão a posse da nova mesa diretora aconteceu no domingo (1°). A Casa de Leis será comandada no biênio 2023/2024 por Tupy Prolo (PP). As demais cadeiras da mesa diretora serão ocupadas pelo vereador Júnior Nesi (PSDB) – vice-presidente, Ronaldo Bizotto (PP) – 1° secretário e Jean Emiliano (MDB) – 2° secretário.  

Vitorino

Terceira mulher consecutiva a assumir o comando do Legislativo vitorinense na atual legislatura, Ilani Desordi da Silva Lorena (PRTB) toma posse no dia 2 de fevereiro, quando a Casa de Leis retorna do recesso. Ela assume junto com Gilse Mafioletti (PSL) e Valderi Ilha (PSD), vice-presidente e secretário, respectivamente.

Bom Sucesso do Sul

Com mandato de um ano, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Bom Sucesso do Sul foi empossada nesta segunda-feira (2). O Legislativo passa a ser conduzido pelos vereadores Alvadir Pereira (PSDB) – presidente, Luiz Schutt (PSD) – vice-presidente, Maico Diogo Faversani (PSDB) – 1° Secretário e Vanderlei Carlos Martins (PSD) – 2° secretário.

Mariópolis

Empossada no domingo (1°), a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Mariópolis é composta pelos vereadores Solismar Germiniani Soma (PSB) – presidente, Dejair de Paula Ferreira (PDT) – vice-presidente, Luciano Marcos Bellé (PDT) – 1° secretário e Ademir Basso (PV) – 2° secretário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.