A vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (PP) propôs ao Executivo Municipal, através da Indicação nº 379/2022, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, do dia 5 de setembro, a implantação do Programa Dignidade Animal, em Pato Branco.
Segundo a parlamentar, a proposta se justifica “devido a grande incidência de casos de maus tratos aos animais. Em reunião com as Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Engenharia e Obras foi apresentado o seguinte Programa”.
Além dos maus tratos aos animais, a vereadora citou no documento a existência de “locais em estado de grande quantidade de lixo, com incidência de focos de mosquitos transmissores de doenças, entre outros. [A justificativa se dá] também por entender que antes de se tomar qualquer atitude drástica, ‘todos’ merecem uma segunda chance, com orientações, educação, sobre o assunto”.
De acordo com Thania, pelo bem-estar animal e pela qualidade de vida, foi elaborado um programa onde os “materiais recicláveis, como pneus, madeira, grades, e outros, que iriam para descarte e que encontram-se na garagem da prefeitura, seriam transferidos para um local apropriado, para confecção de casinhas de cães, que serão distribuídos para famílias carentes. Será orientado as famílias que necessitam limpar os terrenos, onde se possível ajudaríamos com caçambas para recolhimento do lixo e destino correto”.
Ainda, segundo a proposta, “a população receberá instruções e educação sobre bem-estar animal, ecologia, zoonoses. As crianças da escola irão ao local fazer a doação das casinhas, haverá um sinergismo entre todos os envolvidos, para que se entenda da importância de toda a comunidade lutar por uma cidade modelo. Destacando também que essas famílias de vulnerabilidade são pessoas que mais acolhem animais e nem sempre sabem o que é maus tratos. Isto seria apenas um início, se fazendo possível que muitas escolas se engajem nos projetos. A equipe será coordenada pela dra. Claudia Rocha, onde a mesma já tem experiência e ajudou com a elaboração do Programa”.
Cumprimento da lei
Também em defesa dos direitos dos animais, a vereadora Thania protocolou o Requerimento nº 706, de 2022, solicitando ao Executivo Municipal o “cumprimento integral da Lei Ordinária nº 5.627, de 30 de novembro de 2020, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício sonoros no Município de Pato Branco”.
Segundo a vereadora, “o pedido se justifica visto que a população quer que a lei seja cumprida, principalmente em datas comemorativas (jogos, festivais), pois o não cumprimento da lei está gerando transtorno com crianças especiais, idosos e animais”.