A vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (PP) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco de quarta-feira (18), requerimento onde solicita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente informações sobre os animais que estavam sob a sua tutela e foram apreendidos.
No Requerimento nº 426, de 2022, apresentado na última sessão legislativa, a parlamentar pede requer que “a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo secretário Ramon Cardoso Noguchi, responda suas solicitações em relação a retirada dos animais que estavam sob a tutela da vereadora. Assim, enviando as seguintes informações: número de animais recolhidos no dia 13/05/2022, localizado na Estrada Linha Martinelo; para onde foram encaminhados esses animais, indicando aonde os mesmos estão localizados; informar a situação de cada animal com fotos”.
Segundo o documento, o pedido se justifica “considerando que no dia 13/05/2022 foram retirados os animais que estavam em responsabilidade da vereadora. No local foi solicitado para a Clínica Veterinária para onde estava sendo encaminhado os mesmos, mais não foi obtido nenhuma informação. Todavia precisamos destas respostas para deixar a população a par do procedimento que foi feito pela Secretaria do Meio Ambiente”.
Entenda o caso
A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT), verificou na semana passada denúncias de maus-tratos a animais domésticos em Pato Branco. Ao todo, 169 animais foram encontrados em duas ações de fiscalização, ambas em residências localizadas na zona rural da cidade. O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), a Polícia Civil e a prefeitura participaram da fiscalização.
Na primeira abordagem, na quinta-feira (12), que contou com a atuação conjunta dos dois órgãos estaduais, segundo o IAT, foram encontrados 25 animais em situação de vulnerabilidade, presos em espaços pequenos e extremamente sujos, com a presença de fezes, urina e alguns roedores mortos, além de potes com água suja e sem alimentação disponível.
Alguns animais, de acordo com o IAT, aparentemente estavam desnutridos e feridos. Os animais apreendidos na operação estavam sob a tutela da vereadora Thania, que atua na causa animal há muitos anos, resgatando e acolhendo os animais de rua.
Segundo a coordenadora de Recursos Naturais e Educação Ambiental da Sedest, Fernanda Góss Braga, as denúncias chegaram à Secretaria por meio do Conselho Regional de Medicina Veterinária. De acordo com o IAT, os quatro cães feridos, em estado mais crítico, foram encaminhados para tratamento veterinário e os demais animais ficaram sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente de Pato Branco. “Já a segunda abordagem foi realizada pelos profissionais do Escritório Regional do IAT em Pato Branco, com apoio da Polícia Civil e da prefeitura. Foram identificados 144 animais na propriedade. Alguns estavam sendo criados com o objetivo final de comercialização e eram mantidos em gaiolas”, ressaltou.