Na sessão ordinária dessa quinta-feira (26), da Câmara Municipal de Pato Branco, a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) informou que ela e os vereadores Eduardo Albani Dala Costa (MDB) e Romulo Faggion (União Brasil) estiveram, nesta semana, em Curitiba, levando demandas de Pato Branco ao gabinete do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União Brasil), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Maria Cristina contou que os parlamentares reiteraram o pedido para que ele pudesse intervir junto à Segurança Pública do Estado para que viabilizasse mais três investigadores para a Delegacia da Mulher de Pato Branco.
“É uma delegacia cujo trabalho cresce diariamente, em virtude da violência contra a mulher, que tem aumentado muito. Por isso é necessário mais efetivo para combater essa violência e para que os casos sejam elucidados mais rapidamente”, frisou.
A vereadora destacou que o deputado entrou em contato com o delegado chefe da Divisão de Infraestrutura, Getulio de Morais Vargas, e com o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach.
“Eles vão atender prontamente nossos pedidos, uma vez que no fim do ano haverá a formatura de mais efetivos. Esses três investigadores que virão serão disponibilizados para a Delegacia de Pato Branco, do delegado Helder Lauria, e para a Delegacia da Mulher, da delegada Franciela Alberton”, enfatizou.
Na Alep, foi entregue ao deputado o Requerimento nº 855/2022. De acordo com o documento, “a escassez de efetivo gera uma sobrecarga funcional e um acúmulo considerável no número de ocorrências urgentes a serem atendidas e quem sofre o pior reflexo é a sociedade, visto que torna-se impossível dar atenção a todos os casos registrados nas várias cidades atendidas pela Delegacia da Mulher de Pato Branco, o que pode implicar em prejuízo à segurança pública local e em criminosos impunes”.
Na oportunidade o deputado afirmou que após contato com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, está em trâmite para, após o curso de formação da Polícia Civil, que termina em dezembro, serem viabilizados três investigadores para a cidade de Pato Branco, sendo dois para a Polícia Civil e um para a Delegacia da Mulher.
Regime de Previdência
Também na sessão dessa quarta-feira (26), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 146, de 2022, de autoria do Executivo Municipal, que altera e revoga os dispositivos da Lei Municipal nº 5.825, de 18 de outubro de 2021, que instituiu o Regime de Previdência Complementar no âmbito do Município de Pato Branco.
Ainda na sessão, a diretora do Departamento de Incubadoras Tecnológicas, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Katia Eloisa Bertol, usou a tribuna para falar sobre o “Selo de Boas Práticas para Cidade Inteligente”.
Ela foi convidada a participar da sessão pelos vereadores Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Marcos Junior Marini (Podemos).
Também usou a tribuna, a diretora do Departamento Feminino da União das Associações de Moradores de Bairros de Pato Branco (União de Bairros), Helena Ribas, que explanou sobre o “baile da escolha da Rainha dos Bairros”, que será realizado no próximo dia 5, no Clube Tradição.
Algumas das jovens concorrentes ao título participaram da sessão e as demais, que não puderam estar presentes, foram apresentadas ao público por meio de fotos no telão da Câmara. (Foto: Assessoria)