Veterinários devem se recadastrar no PECEBT em novembro, informa Adapar

Os médicos veterinários do setor privado que atuam no Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT) devem realizar o recadastramento anual em novembro. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) reforça que o processo é obrigatório, gratuito e simples, conforme estabelecido pela Portaria n.º 146, de 25 de maio de 2021. A portaria tem como objetivo padronizar ações e registros, além de adequar as atividades às novas legislações do PECEBT.

Como realizar o recadastramento

Para efetuar o recadastramento, os veterinários precisam preencher o Anexo I da Portaria n.º 146/2021 e apresentar o formulário, junto com um comprovante de endereço atualizado, no Escritório Local da Adapar mais próximo. Além disso, os dados dos vacinadores auxiliares devem ser atualizados. Cada veterinário pode ter até cinco auxiliares sob sua responsabilidade técnica, sendo necessário fornecer o treinamento adequado para os mesmos.

Papel fundamental dos veterinários no PECEBT

Os veterinários privados são essenciais para a defesa sanitária animal no Paraná. Eles trabalham diretamente com produtores rurais, contribuindo para a prevenção de doenças como a brucelose por meio da vacinação e detecção precoce. A Adapar ressalta que o não recadastramento pode resultar na suspensão ou até mesmo no descadastramento do profissional, o que pode comprometer a continuidade de suas atividades.

Importância da vacinação contra brucelose

A vacinação do rebanho bovino e bubalino é uma das principais medidas de controle da brucelose, uma doença causada pela bactéria Brucella abortus que também pode infectar humanos. A brucelose é endêmica no Paraná e provoca prejuízos econômicos significativos. Conforme a Portaria n.º 305/2017, a vacinação é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade, utilizando as vacinas B-19 ou RB-51.

A Adapar destaca a importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos vacinadores, como luvas, avental de manga longa, óculos de proteção e botas, além de seguir a dose recomendada de 2ml por bezerra. Mais informações sobre a vacinação e a doença podem ser acessadas no site da Adapar, onde também está disponível uma cartilha educativa por meio do Adapar Educa.

Leia também

Consequências da não regularização

Propriedades que não mantêm a vacinação contra brucelose em dia ficam impedidas de movimentar seus animais, com a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) bloqueada. Por isso, a Adapar reforça a necessidade de os produtores seguirem as orientações e manterem os rebanhos regularizados.

Como acessar os formulários

O requerimento de cadastro para médicos veterinários que realizam a vacinação contra brucelose pode ser encontrado no site da Adapar. O acesso está disponível por meio de um banner na página inicial, onde é possível realizar o download do documento necessário.

Para mais informações sobre o recadastramento, acesse o site da Adapar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.