Dom Edgar Xavier Ertl
O Dia Mundial dos Pobres será realizado, neste domingo, 13 de novembro de 2022. O Papa Francisco, em sua mensagem deste ano, escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2Cor 8, 9). A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), apesar de a América Latina e o Caribe estarem entre os maiores exportadores de alimentos do Planeta, neste momento há 56,5 milhões de latino-americanos e caribenhos que passam fome e 268 milhões de pessoas com insegurança alimentar moderada ou grave.
Em junho deste ano, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) revelou que 33,1 milhões de pessoas no Brasil não têm o que comer. Isso significa que, seguindo os dados coletados, 15,5% da população brasileira sente fome e não come por falta de dinheiro para comprar alimentos. Além do mais, seis em cada dez famílias estão em situação de insegurança alimentar, isso significa que estão na condição de não ter acesso pleno e permanente a alimentar-se. Esses dados foram colhidos em 12.745 domicílios brasileiros entre dezembro de 2021 e abril de 2022. Diante disso, somos interpelados/as a voltar o olhar e à escuta atenta para a provocação de Jesus Cristo “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.
A história da Jornada Mundial dos Pobres
No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.
No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um País justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres, as Pastorais e Organismos Sociais ligados à CNBB, assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.
XVIII Congresso Eucarístico Nacional
O XVIII Congresso Eucarístico Nacional, de 11 a 15 de novembro de 2022, está acontecendo na Arquidiocese de Olinda e Recife/PE, e o tema desta edição é “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Disse o Papa Francisco: “Dia 11 de novembro começa em Recife, no Brasil, o décimo-oitavo Congresso Eucarístico Nacional. Faço votos de que este encontro, com Jesus Eucarístico, reforce nos fiéis o desejo de prosseguir no caminho do diálogo fraterno com todos. Que Deus vos abençoe e vos proteja de todo mal!”. Da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão participam Dom Edgar Ertl, Pe. Vagner Raitz, Irmã Dirce Tonet e o casal de Ministros Auxiliares, Rodrigo e Alexandra Herber. Rezemos, pois que a Igreja do Brasil receba de coração aberto, os frutos que serão gerados no Congresso Eucarístico Nacional.
Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão