Esses são dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) sobre tendências de compras sazonais. Ele parte de informações das redes sociais, comentários em notícias e volume de buscas, com aplicação de recursos estatísticos e semânticos. Assim, as porcentagens são apenas uma forma de medir o quanto os brasileiros demonstram interesse por determinados itens.
Com altas e baixas em relação ao último ano, a predominância do levantamento é de intenção de compras de produtos e serviços considerados clássicos para a data: chocolates, flores, perfumes e alianças de namoro.
Ainda assim, neste ano, as experiências, como jantar a dois e viagens estão mais em alta. Do lado das bebidas, vinho e espumante caíram na intenção de compra, enquanto o Gin se manteve em alta, de 98% em 2021 para 100% de intenção de compra.
Segundo o instituto, o comportamento do consumidor no Dia dos Namorados é diferente das demais datas do varejo.
“O consumidor é de faixa etária mais jovem e, por isso, tem menor poder aquisitivo. Por se tratar de um relacionamento ainda não totalmente consolidado, como é o caso do namoro, compras com muita antecedência não costumam ser encorajadas”, afirma o Ibevar.
Comentários estão fechados.