Na noite da quarta-feira (1º), começou a circular pelos grupos de Whatsapp um vídeo, relatando que uma onça teria sido atropelada no trecho da PR-459 entre Palmas e Mangueirinha.
Nas imagens o animal atropelado, está sendo removido da pista, enquanto o motorista que grava o vídeo supostamente faz uma narrativa do local do incidente.
Procurado, o Instituto Água e Terra (IAT) por meio de sua assessoria de imprensa informou na manhã desta quinta-feira (2), que chama a atenção ao fato de que a mesma imagem está circulando em vários estados com narrativas diferentes. Outro fator que levar ao indício de ser uma inverdade a gravação na região, o fato de que “o Setror de Fauna do IAT já achou estranho uma onça pintada desse porte na região Sudoeste do Estado, pois não é comum”, contudo, o órgão afirmou que “o IAT também está verificando junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), para verificar se o trecho citado tem essas características e se o uniforme de quem está atendendo na via se refere ao nosso Estado.”
Com relação a acionamentos do órgão ambiental a manifestação foi de que “o IAT não recebeu nenhum acionamento a respeito do acidente e sempre orienta a população e as autoridades que atuam e estradas do Estado de que esses casos necessitam do acionamento do órgão ambiental. Caso seja constatada a morte do animal, por exemplo, é o órgão ambiental quem autoriza a destinação adequada da carcaça. No caso de vida do animal, o IAT autoriza a destinação do mesmo a um tratamento adequado, visando sua devolução ao habitat natural, sempre que possível.”
Por fim, a assessoria de imprensa do IAT destaca que em “casos de atropelamentos de animais silvestres em rodovias devem ser submetidos ao administrador da via. Este fará o trâmite necessário junto ao IAT para que seja feito o atendimento ou até mesmo destinação da carcaça.”