O Papa Francisco encorajou os fiéis a visitar santuários marianos, pois, como afirmou o Pontífice, ali, Nossa Senhora “ouve os nossos prantos e cura as nossas penas”. O convite do Papa foi feito no final da audiência geral de 23 de agosto de 2023, em que ele abordou o exemplo de evangelização nascido na América, sobretudo sobre a influência de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, cujo Santuário está na cidade do México.
O Papa fez uma alusão ao indígena Juan Diego, o mensageiro de Guadalupe, para explicar o que acontece nos santuários marianos. Disse o Santo Padre: “Juan Diego deixa tudo e, com a autorização do bispo, dedica a sua vida ao santuário. Acolhe os peregrinos e evangeliza-os. É o que acontece nos santuários marianos, meta de peregrinações e lugares de anúncio, onde todos se sentem em casa – pois é a casa da mãe, é a casa da mãe – e experimentam a saudade de casa, ou seja, a nostalgia do lugar no qual a Mãe está, o Céu. Ali, a fé é acolhida de forma simples, a fé acolhe-se deste modo, genuína, de maneira popular, e Nossa Senhora, como disse a Juan Diego, ouve os nossos prantos e cura as nossas penas.”
Francisco também explicou em que momentos de nossa vida devemos procurar um santuário mariano e as razões de visitar a Casa da Mãe: “Aprendamos: quando há dificuldades na vida, procuremos a Mãe; e quando a vida é feliz, procuremos a Mãe para partilhar inclusive isto. Precisamos ir a estes oásis de consolação e de misericórdia, onde a fé se exprime numa linguagem materna; onde colocamos as fadigas da vida nos braços de Nossa Senhora e regressamos à vida com a paz no coração, talvez com a paz das crianças.”
Santuários marianos
Existem inúmeros santuários marianos. O de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, por exemplo, é o mais visitado do mundo. Já no Brasil, os devotos têm o privilégio de contar com o maior santuário dedicado à Nossa Senhora do planeta: o Santuário Nacional de Aparecida. Todavia, se você não tem possibilidade de visitar um santuário mariano que está longe, vale a pena procurar um templo dedicado à Nossa Senhora em seu bairro ou em sua cidade. Onde está Maria há um grande tesouro espiritual. E foi exatamente isso que o Papa Francisco quis dizer quando afirmou: “Ela é Mãe e sob o seu manto cada filho encontra lugar”.
Dia Nacional da Juventude
No último domingo de outubro, 29, em todas as dioceses do Brasil celebramos o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Nossa diocese estará reunida com jovens na Paróquia São Roque, em Coronel Vivida, onde às 9h presidirei a Missa. Neste ano, a Pastoral Juvenil propõe aprofundar a questão da fome, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema: “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13). De acordo com a Pastoral Juvenil, “o tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois enviar a amar como Ele ama”. A fome provoca em Jesus uma profunda comoção que revela a misericórdia do coração de Deus. Jesus se compadece, se solidariza. Jesus sofre com a fome.
O convite aos jovens é que também eles sejam sensibilizados por todos os outros jovens famintos e sedentos de pão, de alegria, de esperança, de fé e de perspectivas do presente e do futuro. Eis a mensagem do Papa Francisco aos jovens: “Cristo vive! É Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo! Está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar”.
Comentários estão fechados.