A partir da segunda-feira (21), a população de Vitorino (PR) passa a contar com o horário estendido até às 23h do Pronto Atendimento Central (PAC). A medida foi anunciada na manhã da sexta-feira (18), contudo, vinha sendo articulada.
Para que tal mudança, foi necessária a adequação de horário das equipes e profissionais que vão trabalhar, bem como atualização do protocolo de Manchester, que cria critérios de atendimentos de acordo com a gravidade dos casos.
De acordo com dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no horário até as 19h, somente no primeiro quadrimestre de 2021, as unidades de saúde de Vitorino atenderam 5.155 pacientes; no segundo, 7.522 e no terceiro quadrimestre, 6.408.
Já com relação à população que buscou auxílio médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24horas em Pato Branco, segundo a secretária de Vitorino, forma 331 no primeiro quadrimestre; 373 no segundo quadrimestre e 713 no terceiro quadrimestre.
Conforme o prefeito Marciano Vottri, a ampliação no horário do Pronto Atendimento é uma forma de “oferecer mais condições para a população de Vitorino que precise de atendimento médico na nossa unidade, facilitando o acesso e também o tempo de resposta para os casos mais graves que necessitam de um atendimento prontamente.”
Ainda de acordo com Vottri foi aumentado o contrato de serviço com os profissionais de saúde que já atuam no município. “Vai ter um impacto em folha de pagamento, mas como temos uma receita bem contida, — mesmo com o reajuste dos professores, com os 14,5% de reposição anual concedido a todos os servidores, estamos com 38% de folha de pagamento —, o que permite ampliar a capacidade de atendimento com o quadro próprio.”
O Município também trabalha para encaminhar ainda este mês à Câmara Municipal, projeto solicitando a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a área da saúde, a o que Vottri afirma “[dar] mais segurança na ampliação da oferta de serviços, e também para algumas outras funções que são necessárias.”
O prefeito acredita que com o atendimento estendido, será possível “resolver de 80% a 90% da demanda que ocorre atualmente dentro do nosso sistema de saúde”, diz apostando também em “uma resposta muito mais rápida de atendimento na unidade central.”
A secretária de Saúde de Vitorino, Joseane Martarello acredita que o impacto da ampliação de horário do Pronto Atendimento será de forma positiva. “Com mais comodidade de atendimento no município. É melhoria de acesso, de oferta de consulta médica, mais resutilibilidade de atendimento no momento da urgência e emergência.”
Ainda conforme a secretária, a previsão é de que mais consultas sejam realizadas no município, pela facilidade de acesso ao serviço.